Notícias



Tragédia em Santa Maria

"Foi Deus que fez eu vir para casa", diz jovem que deixou boate pouco antes do incêndio

Conhecidos do estudante de Direito Fernando Muniz, 28 anos, morreram na madrugada deste domingo

27/01/2013 - 19h38min

Atualizada em: 27/01/2013 - 19h38min


A festa

Chamada de "Agromerados", a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas "Gurizadas Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas", além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.




Acompanhe as últimas informações

Fernando Muniz, 28 anos, estudante do sexto semestre de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), estava na boate Kiss e saiu antes do incêndio que vitimou pelo menos 233 ter iniciado. Natural de Independência, no noroeste do Estado, o jovem conversou com a repórter Mariana Mondini:

Diário Gaúcho - Que horas você chegou ao local?

Fernando Muniz - Entrei lá por volta das 23h30min, com uns amigos.

DG - Onde você estava no momento da tragédia?

Fernando - Já estava em casa. Cheguei umas 2h. Fui no banheiro e me deu uma coisa... Fui para casa, não sei explicar, sei que saí sozinho. Nem falei com meus amigos. Foi Deus que fez eu vir para casa. Muita tristeza...

DG - Seus amigos ficaram por lá?

Fernando - Sim. Cheguei a voltar lá, mas parei na esquina. Muitos dos meus amigos já estavam indo para o hospital. Outros conhecidos morreram.

DG - Tranquilizou a família?

Fernando - Sim, minha mãe me ligou às 5h...

DG - E como foi o domingo por aí?

Fernando - Dei uma volta pelo Centro, mas voltei para casa. O clima está muito ruim. Pessoal chorando pelas ruas...


A tragédia

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

 A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.

Veja onde aconteceu


A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes - além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012. 

Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio

 
Imagem: Arte ZH


MAIS SOBRE

Últimas Notícias