Saúde
Não pare de fazer exercícios depois do verão
Professor que animou veranistas em evento do Diário ressalta a importância de manter o corpo em atividade, mesmo com o fim das férias
Chegou ao fim o veraneio, e as aulas da rede pública voltaram. Mas quem disse que é hora de parar de se exercitar?
- O fundamental é continuar tendo conforto e lazer. Procure uma atividade que dê alegria, que os resultados são garantidos. O exercício que causa dor ou estresse nunca vai trazer bem-estar - recomenda o professor de Educação Física Jader Almeida.
No Expresso DG, ele comandou as aulas de ginástica animadas por muita música na areia. É claro, contava com o sol e o clima de praia como aliados fundamentais.
- São atividades voltadas para qualquer público, até mesmo com problemas de saúde.
Profissional faz um alerta
Na volta à cidade, a dica do professor, que tem academia em Cidreira, é de que as pessoas, antes de qualquer exercício, procurem academia e profissionais preparados. São eles que definirão a atividade adequada.
Encare o desafio e inclua a prática regular de atividades físicas na sua rotina. Quem já faz isso, garante: os benefícios são muitos.
Disciplina é muito importante
A rotina de exercícios do músico Ricardo Cordeiro, 44 anos, inclui caminhada quatro vezes por semana, aulas de dança e o tradicional futebol de final de semana. Diante dessa agenda, é inevitável perguntar: qual o segredo para fazer tudo isso?
- Uma série de coisas acontecem na volta do dia e tu tens de impor um ritmo, uma disciplina - ensina.
Apesar de não ter tirado férias, ele garante que mesmo durante o descanso, se exercita. Depois de uma folga forçada em função de uma lesão, Ricardo começa agora a retomar as atividades.
Parceria que dá certo
A motivação de contar com uma parceria para se exercitar é um ponto a mais para a técnica em Enfermagem Letícia Zagonel, 30 anos, e a cantora Camila Régio, 23 anos, incluírem a prática esportiva no seu dia a dia.
- É muito bom. Tu tens um dia bem melhor, a disposição em geral aumenta - comenta Camila.
Vizinhas, elas moram no Centro e aproveitam a orla do Guaíba, no Gasômetro, para caminhar, correr e usar a academia ao ar livre disponível no local. Durante as férias, cada uma no seu destino, elas praticaram esportes. E, ao voltarem, resolveram manter o ritmo.
- O que dá preguiça é de botar o pé para fora de casa. Depois que sai, vale a pena - garante Letícia.
Dicas de especialista
Informações: coordenador do curso de Educação Física da Unisinos, Cláudio Augusto Gutierrez
A largada
Ouça o seu corpo. Se estiver sentindo dor, tontura ou mal-estar durante prática de qualquer atividade física, procure um médico.
O ideal é sempre contar com a orientação de um profissional de Educação Física para organizar o treinamento.
O tempo
A atividade deve fazer parte da sua rotina. Por isso, organize os seus horários.
Mesmo quem tem uma agenda cheia pode se exercitar. Que tal descer do ônibus duas paradas antes e caminhar até o seu destino? Ou use as escadas em vez do elevador.
Mas é importante que isso seja prazeroso. Se for para caminhar, que seja por um trajeto bonito, agradável e que você esteja pensando em coisas boas.
A escolha
O ideal é fazer uma atividade que dê prazer. Ou descobrir o prazer em fazer algo diferente.
É uma bela oportunidade para aprender a dançar, praticar algum esporte, conhecer outras habilidades.
Você deve se sentir confortável com a atividade física que está realizando.
Os benefícios
A prática regular de exercícios previne o surgimento de doenças crônicas não-transmissíveis, como hipertensão, diabetes, alguns tipos de câncer e obesidade.
Também proporciona um aumento da capacidade de aproveitar a vida de forma mais plena, com um corpo mais forte, desenvolvido e em harmonia.
Como uma atividade de lazer, a prática de esportes aumenta o convívio social e o autoconhecimento.