Notícias



Legislativo

Seja um fiscal dos vereadores eleitos da Capital

Eles pediram o seu voto e, agora, chegou a vez de ouvirem seus pleitos, cidadão!

06/03/2013 - 07h39min

Atualizada em: 06/03/2013 - 07h39min


Paulo Sérgio Alves dos Santos, o Paulinho Motorista (PSB), passou de condutor a conduzido

Entre 20 agosto e 4 de outubro de 2012, eles entraram na sua casa graças à campanha
eleitoral gratuita e pediram o seu voto. Sem falar nas vezes em que visitaram o seu bairro. Eram candidatos a uma vaga na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Agora, eleitos, chegou a vez de eles ouvirem seus pleitos, cidadão! O Diário apresenta hoje o
listão dos vereadores, com perfil e telefones dos 36 gabinetes. Fiscalize as promessas deles.

Entre os 36 vereadores eleitos para a 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre (2013-2016), Paulo Sérgio Alves dos Santos, o Paulinho Motorista (PSB), 49 anos, estreou com atenção especial a uma área que conhece bem: o transporte público.

Ele apresentou um projeto de Lei que altera o Sistema de Transporte Municipal, inserindo ônibus coletivo expresso em bairros com distância superior a 10km do Centro. A ideia é oferecer viagens mais rápidas para os trabalhadores nas horas de pico. Novato ao lado de políticos experientes, Paulinho aos poucos se acostuma com a nova realidade. Na Câmara, o ex-motorista da linha Belém Novo virou passageiro.

● De condutor a conduzido

De condutor passou a ser conduzido por motoristas em visitas oficiais, mas continua a
pessoa simples e humilde que as urnas consagraram. Assumiu uma cadeira com 3.311 votos, tendo gasto apenas R$ 3 mil na campanha.

- Procuro não arquivar nada, vou trabalhar pela qualificação do transporte urbano, pela
saúde e no combate às drogas - revelou o representante da Zona Sul.

Atenção aos projetos do Executivo

Uma das missões do Legislativo Municipal, neste ano, será a de aprovar, caso seja necessário, projetos de lei que ajudem o Executivo na execução das obras viárias para a Copa do Mundo de 2014. Em 2012, a pedido da prefeitura, vereadores aprovaram projeto que elevou os índices construtivos com o objetivo de atrair empresas para construção de imóveis que serão destinados aos moradores da Vila Tronco.

No ano passado, o Legislativo aprovou cerca de 300 projetos. Porém, o projeto que  implantaria sessões de votação às quintas feiras (hoje ocorrem apenas às segundas e
quartas-feiras) não foi votado.

Artefatos e espuma inflamável na mira

A tragédia em Santa Maria inspirou a apresentação de projetos que tratam da segurança em casas noturnas da capital. Dos 26 primeiros protocolados, quatro são sobre esse tema. Um proíbe a utilização de artefatos de efeitos pirotécnicos de qualquer espécie em locais fechados, outro obriga a instalação de sprinklers (difusores de água) nas casas noturnas e o terceiro proíbe a utilização de isolamento acústico com espumas fonoabsorventes inflamáveis nestes ambientes.

Quem saiu e quem entrou

Cinco vereadores titulares da capital gaúcha pediram licença para ocupar cargos na prefeitura. João Bosco Vaz (PDT) passou a acumular os cargos de secretário especial da Copa e da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer. Luciano Marcantônio (PDT) assumiu a secretária municipal de Direitos Humanos. Mauro Zacher (PDT) permaneceu na Smov, José Freitas (PRB) ficou com a Segurança e Humberto Goulart (PTB) responde pela Secretaria de Indústria e Comércio (Smic).

Nos lugares dos titulares licenciados, assumiram uma vaga na Câmara os suplentes Nereu D’Ávila (PDT), Séfora Mota (PRB), Mônica Leal (PP), Carlos Henrique Casartelli (PTB) e Mário de Fraga (PDT). Como Casartelli também solicitou licença para exercer o cargo de secretário municipal da Saúde, passou a ocupar seu lugar Alceu Brasinha
(PTB). Luiza Neves (PDT) herdou o lugar de Kevin Krieger (PP), que retomou o comando da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Fique por dentro

● Conforme o Regimento Interno, as atividades na Câmara ocorrem de 1º de fevereiro a 16 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.
● Já no período de atividades regulares, além das sessões ordinárias, sempre nas segundas, quartas e quintas-feiras a partir das 14h, reúnem-se também as comissões permanentes.
● Há seis comissões permanentes: Constituição e Justiça (CCJ), com sete membros; Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) e de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), com seis vereadores cada; além das comissões de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) e de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece), com cinco integrantes cada.
● Durante o recesso, de 23 de dezembro a 31 de janeiro e entre 17 e 31 de julho, reúne-se nas quartas e quintas-feiras.
● A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro.

Quem é quem: Conheça os 36 parlamentares

● Paulo Sérgio Alves dos Santos, o Paulinho Motorista (PSB), 49 anos, é motorista de ônibus, está no primeiro mandato, e seus principais objetivos na Câmara serão saúde, transporte urbano e combate às drogas. Telefone: 3220-4293.

● Airto Ferronato (PSB), 60 anos, é contador, está no quarto mandato e se ocupa, principalmente, com questões ligadas às finanças públicas. Telefone: 3220-4221.

● Alberto Liebling Kopittke Winogron (PT), 31 anos, é advogado e está no primeiro
mandato. O foco é segurança pública e direitos humanos. Telefone: 3226-4313.

● Alceu Brasinha (PTB), 50 anos, é comerciante no ramo de pneus e rodas, está no
terceiro mandato e luta por habitação. Telefone: 3220-4236.

● Any Machado Ortiz (PPS), 29 anos, é advogada, está no primeiro mandato. O foco
será em educação, capacitação e qualificação, mobilidade urbana. Telefone: 3220-4233.

● Bernardino Vendruscolo (PSD), 58 anos, é corretor de imóveis, está no terceiro mandato e lutará pelo tradicionalismo gaúcho e área tributária. Telefone: 3220-4296.

● Carlos Alberto Oliveira Garcia, o Professor Garcia (PMDB), 61 anos, é professor de Educação Física, está no quinto mandato. Lida com educação, esporte e lazer. Telefone: 3220-4289.

● Carlos Roberto Comassetto (PT), 54 anos, é engenheiro agrônomo. Está no terceiro mandato, com trabalho voltado para habitação, educação e saúde. Telefone: 3220-4269.

● Cássio Trogildo (PTB), 44 anos, é administrador de empresas, está no primeiro  mandato e promete trabalhar pela governabilidade. Telefone 3220-4206.

● Cláudio Renato Guimarães da Silva, o Cláudio Janta (PDT), 46 anos, é sindicalista e
está no primeiro mandato. O foco: saúde, educação, transporte, segurança e moradia.
Telefone: 3220-4245.

● Cleiton Silvestre Munhoz de Freitas (PDT), 51 anos, é delegado de polícia e está no primeiro mandato. Promete zelo com segurança, educação e direitos humanos. Telefone: 3220-4203.

● Elizandro Sabino (PTB), 35 anos, é advogado, está no primeiro mandato e defenderá políticas para adolescentes e jovens. Telefone: 3226-9646.

● Fernanda Melchionna e Silva (PSOL), 29 anos, é bibliotecária, está no segundo mandato e o foco será o transporte público, saúde, juventude, combate à corrupção. Telefone: 3225-3853.

● Guilherme Socias Villela (PP), 77 anos, é economista e está no primeiro mandato (já foi prefeito). Promete ações sobre meio ambiente. Telefone: 3220-4501.

● Idenir Cecchim (PMDB), 59 anos, é empresário, está no segundo mandato. É questão de seu interesse a desburocratização dos serviços públicos. Telefone: 3220-4281.

● João Carlos Nedel (PP), 71 anos, é contador, está no quinto mandato como vereador e promete lutar pelo desenvolvimento da cidade. Telefone: 3226-5994.

● João Derly de Oliveira Nunes Júnior (PCdoB), 31 anos, é empresário e ex-atleta de judô, está no primeiro mandato. Fará ações para o esporte e juventude. Telefone: 3220-4230.

● José Tarciso de Sousa, Tarciso Flecha Negra, (PSD), 61 anos, é ex-jogador, está no
segundo mandato e lutará pela inclusão social de crianças e adolescentes. Telefone: 3226-3467.

● Jussara Cony (PCdoB), 70 anos, é farmacêutica, está no segundo mandato como vereadora. Fará vigilância sobre direitos da mulher. Telefone: 3220-4209.

● Lourdes Sprenger (PMDB), 60 anos, é auditora pública aposentada, está no primeiro mandato e defende a causa animal. Telefone: 3220-4529.

● Luiza Neves (PDT), 50 anos, é relações públicas, está no primeiro mandato e tem os direitos da família como sua principal bandeira para legislar. Telefone: 3220-4279.

● Marcelo Sgarbossa (PT), 37 anos, é advogado e está no primeiro mandato. Quer garantir os direitos humanos socioambientais. Telefone: 3220-4254.

● Márcio Ferreira Bins Ely (PDT), 37 anos, é advogado e corretor. Está no segundo
mandato. Apoia o cooperativismo, a regularização fundiária e a defesa do consumidor. Telefone: 3220-4242.

● Mario Antonio Manfro (PSDB), 59 anos, é cirurgião-dentista, está no segundo mandato e trabalhará com saúde pública, especialmente na saúde bucal. Telefone: 3226-4079.

● Mário Pinto de Fraga (PDT), 57 anos, é administrador e está no quarto mandato. Trabalha principalmente com saúde, geração de renda, esporte, educação e infraestrutura. Telefone: 3220-4218.

● Mauro Roberto Pinheiro (PT), 46 anos, é comerciante e está no segundo mandato. Seu trabalho é voltado para o desenvolvimento econômico e a saúde. Telefone: 3220-4251.

● Mônica Leal (PP), 56 anos, é jornalista, está no segundo mandato e batalhará contra a insegurança e a favor do meio ambiente. Telefone: 3220-4290.

● Nereu D’Avila (PDT), 71 anos, é advogado. Está no oitavo mandato em Porto Alegre e seu trabalho costuma ser pautado para questões ligadas à educação e à segurança. Telefone: 3220-4227.

● Paulo Brum (PTB), 53 anos, é funcionário público e está no quarto mandato. Políticas para pessoas com deficiência são as suas principais bandeiras. Telefone: 3226-4790.

● Pedro Luiz Fagundes Ruas (PSOL), 57 anos, é advogado, está no quinto mandato e
atuará junto a movimentos sociais e fiscalização integral na Capital. Telefone: 3220-4272.

● Reginaldo da Luz Pujol (DEM), 73 anos, é advogado, está no sétimo mandato. Trabalhará pela desoneração da carga tributária, com apoio ao pequeno empreendedor. Telefone: 3220-4239.

● Séfora Mota (PRB), 33 anos, é produtora de rádio e tevê, está no primeiro mandato e tem entre as metas o combate à violência doméstica. Telefone: 3220-4266.

● Sofia Cavedon Nunes (PT), 49 anos, é professora de Educação Física. Está no quarto
mandato e faz trabalho voltado à educação, cultura, saúde e cidade. Telefone: 3220-4263.

● Thiago Pereira Duarte (PDT), 39 anos, é médico e advogado. Está no segundo mandato e trabalhará no combate à drogadição. É o presidente da Câmara em 2013.
Telefone: 3220-4305.

● Valter Nagelstein (PMDB), 42 anos, é advogado e está no segundo mandato. Defende a bandeira do desenvolvimento econômico. Telefone: 3220-4299.

● Waldir Canal (PRB), 40 anos, é advogado, está no segundo mandato e pretende trabalhar na defesa dos direitos dos idosos, crianças e adolescentes, além de valorizar os pescadores. Telefone: 3226-3402.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias