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Liberado listão do consumo de veículos pelo Inmetro
Usuário pode consultar os resultados do teste de 360 carros de 27 marcas que participaram do Programa de Etiquetagem Veicular 2013
Está achando que seu carro está consumindo muito combustível? Ou pretende trocar de caranga e quer saber os melhores desempenhos? Agora, basta acessar a internet.
O Inmetro começou a disponibilizar em seu site um banco de dados onde o usuário pode consultar os resultados do teste de 360 carros de 27 marcas que participaram do Programa de Etiquetagem Veicular 2013, além dos resultados de cinco anos atrás. Os populares são os que lideram os índices mais positivos.
O Clio 1.0, segundo o estudo, faz 15,8 km por litro de gasolina. Acesse http://pbeveicular.petrobras.com.br/Tabela Consumo.aspx.
O programa começou em 2009, reunindo 54 carros. A participação no Programa de Etiquetagem Veicular é voluntária: cabe à cada montadora oferecer carros para a avaliação.
Ciclos urbano e rodoviário
Os testes são feitos em laboratório, em condições que simulam às de um veículo rodando em estradas e cidades. Por isso, não necessariamente esses números serão repetidos pelos consumidores - o consumo é influenciado pelo modo de condução.
O Inmetro recebe os dados e divulga o consumo médio por ciclo (urbano e rodoviário) e dá nota de A a E pela eficiência energética, sendo A para o mais eficiente da categoria. Essas notas, bem como o consumo médio, aparecem em uma etiqueta que deve ser fixada no veículo (o local não é pré-definido).
Adesão vem crescendo
A etiqueta é semelhante à que já é comum em geladeiras e máquinas de lavar. No programa, os carros são divididos em subcompactos, compactos, médios, grandes, comercial, off road, utilitário esportivo, minivan, comercial e carga.
O número de veículos tem crescido. No ano passado, o governo incentivou a participação, criando benefício no novo regime automotivo para quem aderir ao programa. Segundo o Inmetro, a adesão cresceu 211%.
Das dez montadoras que mais vendem carros no Brasil, apenas a GM não participou. A empresa diz que preferiu atender a outras exigências do regime automotivo, acreditando que a etiqueta de consumo de combustível pode gerar expectativas e, eventualmente, frustrar o consumidor.
Etiqueta - Carros participantes trazem este selo, onde lê-se a nota de economia e os índice de consumo com etanol e com gasolina.