Trocando em míúdos
Jornada Mundial da Juventude busca discípulos
Entre ontem e hoje, 1.092 jovens (Argentina, Bolívia, Equador e França) chegam a Capital para a Semana Missionária
De 23 a 28 de julho, o Brasil sediará, pela primeira vez, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Milhares de jovens estarão reunidos no Rio de Janeiro para viver um encontro de fé e, em contato com peregrinos de todo o mundo, divulgar a mensagem de Jesus. Com eles estará o papa Francisco (a primeira viagem de seu pontificado). O lema é "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
Entre ontem e hoje, 1.092 jovens (Argentina, Bolívia, Equador e França) chegam a Capital para a Semana Missionária, com atividades religiosas, solidárias e culturais. Eles ficarão em casas de família.
O encerramento dessa pré-jornada será no sábado, dia 20, no Parque da Redenção, com uma missa presidida pelo Arcebispo Dom Dadeus Grings.
Saiba mais sobre a jornada, que é aberta a todos e tem como origem o ano de 1984, quando João Paulo II celebrou o Encontro Internacional da Juventude, no Vaticano. Todos os anos a jornada acontece em âmbito diocesano, no Domingo de Ramos. Com intervalos de dois e três anos, são feitos grandes encontros.
A chegada dos estrangeiros
O sorriso estampado no rosto de Rodrigo Emiliano Cuba, 20 anos, é do tamanho da ansiedade que o seminarista argentino trouxe na bagagem para o Brasil. Rodrigo é um dos 2 mil peregrinos que viverão uma prévia da jornada ao longo desta semana na Capital.
Vindo de Córdoba, o jovem foi recebido ontem pelo técnico em telefonia Rafael Cardozo e pela professora de espanhol Lilián Cardozo, casal uruguaio que vive em Canoas.
- Fiquei mais tranquilo por saber que eles falam espanhol - disse Rodrigo.
Integrantes do Onda, grupo direcionado a crianças e adolescentes, Rafael e Lilián se prontificaram a hospedar jovens. A chegada dos estrageiros é na igreja de Navegantes. Lá, cerca de 300 voluntários distribuem kits, prepararam lanches e distribuem abraços.
O que vai acontecer
Haverá inúmeras atividades no Rio das quais os jovens poderão participar: catequeses (ministradas por bispos), atos centrais (cerimônia de abertura, acolhida do papa, a Via-Sacra, a vigília dos jovens com o papa e a missa de encerramento), eventos culturais, momentos de partilha e vida comum.
Em www.rio2013.com é possível consultar a programação pelos locais, tipo de evento e idioma.
Os símbolos
- Cruz: ficou conhecida por nomes como Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue por João Paulo II para que a levassem a todos os lugares e a todo tempo. A cruz de madeira de 3,8m foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o papa João Paulo II deu essa cruz como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Desde 1984, ela peregrinou pelo mundo. É enviada na preparação à jornada.
- Ícone de Nossa Senhora: em 2003, o papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo: o ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. É um sinal da presença materna.
Oração oficial
Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no 3º Milênio.
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.
Amém!
Casa e comida
- CASA 1 - O endereço do papa será a residência Assunção, no Centro de Estudos do Sumaré, na Zona Norte do Rio. O local já acolheu João Paulo II, em 1980 e em 1997. Além dele, a residência receberá sete sacerdotes da comitiva do pontífice e 30 cardeais.
- CASA 2 - O quarto número 5, de 45 m², está sendo preparado para Francisco (recusou um mais luxuoso, de 70m²). No cardápio das refeições, estão previstos pastéis caseiros, geleias, bolos, pão de queijo, churrasco e até doce de leite, para agradar o papa argentino.