Notícias



Jornada Mundial da Juventude

Jovens gaúchos poderão ver o Papa de perto

Porto Alegre terá 118 jovens no evento mais importante da igreja católica. Um deles foi escolhido para participar da missa de encerramento, ao lado do novo papa

18/07/2013 - 07h22min

Atualizada em: 18/07/2013 - 07h22min


Entre os peregrinos que vão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, estará um grupo de 118 jovens de paróquias de Porto Alegre. A delegação participa intensamente da Semana Missionária e curte a expectativa pelos momentos importantes que vai viver a partir da semana que vem: participar de um evento importante da igreja católica e o encontro com o papa Francisco.

Para a estudante Nicole Cordeiro, 17 anos, do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) da paróquia Sagrada Família, participar da JMJ será um momento de renovação da fé:

- Espero crescer espiritualmente, aumentar a minha fé - conta Nicole, que depois dividirá o aprendizado com a comunidade do Bairro Cidade Baixa.

Já o estudante Dácio Pilotti, 20 anos, membro do CLJ da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Azenha, está tão empolgado com a jornada que pretende fazer uma espécie de diário de bordo.

Manuela Santana, 19 anos, da paróquia Santa Catarina, no Bairro Sarandi, diz:

- Na volta, teremos a missão de evangelizar e cativar.

Além das vigílias, via-sacras e outras atividades da jornada, a turma está ansiosa por uma caminhada de 13km. Allisson Nunes, 22 anos, colega de Manuela, conclui:

- São fiéis de todos os lugares procurando a mesma coisa: o rosto jovem de Cristo.

Guilherme, um abençoado

Há duas semanas, o professor Guilherme dos Santos Teixeira, 22 anos, soube que a jornada será ainda mais especial: ele e uma jovem foram escolhidos pela organização para estar no altar com o papa Francisco na missa de encerramento.

- Estou ansioso pelo encontro com o papa e pelo evento, que é o maior que a igreja promove e pela troca de experiências, por saber que estaremos todos falando da mesma fé - conta.

Guilherme já comprou uma bota para completar a pilcha que pretende vestir durante a jornada. A turma já decidiu que cada peregrino levará 1kg de erva-mate para garantir o chimarrão durante a JMJ. Se houver algum momento de folga, os jovens já têm planos:

- Vamos ter que dar um jeito de ir à praia, nem que seja só para tirar foto em Copacabana - revela Allisson.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias