Planeta Moto
Projeto que proíbe motos de andarem entre automóveis é rejeitado
Desesseis anos após quase proibir motos de andarem no espaço entre os automóveis, Câmara Federal tentou de novo este mês. E fracassou mais uma vez
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal rejeitou este mês o Projeto de Lei 3626/12, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que visava proibir o tráfego de motos nos chamados "corredores" entre veículos.
Pelo texto, as motos, motonetas e ciclomotores ficariam obrigados a trafegar pelo centro da faixa de rolamento. O projeto foi arquivado por ter sido rejeitado em caráter terminativo pela única comissão de mérito.
Relator da comissão, o deputado Milton Monti (PR-SP) disse que o projeto traria maior segurança ao trânsito, mas recomendou a rejeição alegando três problemas maiores: o aumento da retenção de tráfego, a dificuldade de fiscalização e o aumento de colisões de motos com a traseira de veículos de maior porte.
Presidente vetou em 1997
Em 1997, projeto semelhante foi aprovado pelo Congresso, porém vetado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. À época, entre os argumentos, o presidente afirmou que não cabia restringir a utilização de veículos de duas rodas quanto ao diferencial de maior agilidade de deslocamento.
Motociclistas comemoram
A notícia da não aprovação da lei foi comemorada pelo presidente do Sindicato dos Motoboys do Estado (Sindimoto-RS), Valter Ferreira.
- Eu tinha enviado ofício técnico à Câmara mostrando que isso não reduziria o número de sinistros de motos, pois não é o que causa acidentes. Deveriam é se preocupar em melhorar a formação de condutores.
Presidente da Associação dos Motociclistas (Amo-RS), José Vilson Kuhn de Oliveira lembra que, em grandes cidades, o tráfego pioraria muito.
- Se proibissem (tráfego no corredor), seria uma catástrofe para todos. O freio da moto é sempre inferior ao dos carros, vão ter colisões traseiras. O que se deveria fazer é conscientizar a todos, inclusive motociclistas, a não costurar nem correr demais - acrescenta.
A EPTC, em Porto Alegre, não incentiva motociclistas a andarem entre os carros, mas admite que quem faz isso não está conduzindo o veículo fora da lei e, portanto, não é passível de multa.
CLÃ DESTINO FAZ FESTA EM CANOAS
O motoclube Clã Destino realiza sua primeira festa julina, sábado, em Canoas. O evento marca a inauguração da nova sede do motogrupo e começa às 14h.
A concentração será na Rua A.J. Renner, 1360. Além de brincadeiras e comidas típicas das festas de São João, haverá espaço para acampar. Mais informações pelo e-mail slp.pires@yahoo.com.br.
Gaúcho de Arrancada em Panambi
Quem gosta de velocidade em duas rodas já tem atividade para o final de semana. O Campeonato Gaúcho de Arrancada para motos chega a sua terceira etapa.
A prova marcada para Panambi, no Noroeste do Estado, a 370km da Capital, ocorre neste domingo, no acesso do Posto 300. Os treinos acontecem no mesmo dia, a partir das 9h, e as disputas começam às 13h30min.
Os ingressos custam R$ 10. Informações e imagens das etapas anteriores estão no site da Federação Gaúcha de Motociclismo (www.fgm.com.br).