Notícias



ClassiDiário

Brinde aos mantos do futebol na Capital

Brechó do Futebol funciona como um misto de loja com bar

20/08/2013 - 12h26min

Atualizada em: 20/08/2013 - 12h26min


Acervo com mais de 2,6 mil camisetas

No Rio Grande do Sul, a paixão pelo futebol divide o Estado em dois. O tricolor do Grêmio e o vermelho do Inter são eternos no manto sagrado dos torcedores, mas cada uniforme marca uma era.

Que gremista ou colorado não gostaria de ter em sua coleção aquela camiseta da década de 70, do Tarciso ou do Falcão? Quem sabe a 7 do Renato, em 1983? Ou a 9 do Fernandão, em 2006? Foi pensando nisso, que, com um acervo pessoal de 150 camisas do Tricolor, Carlinhos Caloghero, 31 anos, deu início, em 2002, ao Brechó do Futebol - hoje, um misto de loja com bar.

- Eu comprava camisetas pela internet, para aumentar minha coleção, mas era de forma amadora. Foi quando conheci um mexicano, que morava em Buenos Aires, na Argentina, e nós começamos a trocar uniformes de times pelos Correios - conta.

Diversão entre amigos virou negócio

À medida que iam e vinham camisas, o montante crescia e, em 2007, o hobby já tinha virado profissão:

- Passou a ser minha única fonte de renda.

Nessa época, Carlinhos virou sócio do um hostel (pousada de preço acessível) Casa Azul, e criou um blog para anunciar suas camisetas.

- Fiz o blog e as vendas bombaram. Aí aluguei uma casa para colocá-las, mas lá, eu e uns amigos, que também colecionavam, tomavámos cerveja, jogávamos botão e assistíamos aos jogos. Então, ficou díficil atender as pessoas da melhor forma, foi
quando surgiu a ideia do bar - afirma.

No 2 de junho de 2010, Carlinhos, André Damiani, 30 anos, e André Zimmerman, 28 anos, inauguraram o Bar Brechó do Futebol, que funciona em um prédio de dois andares.

No térreo, é o bar, onde as pessoas se reunem para um happy hour ou para assistir às partidas de futebol.

No pavimento superior fica a loja, hoje, com mais de 2,6 mil camisetas. O principal canal de vendas, porém, é a página no facebook.

HORÁRIO E PÚBLICO DIFERENCIADOS

Como o bar funciona à noite, o horário da loja é diferenciado: das 16h as 20h, de segunda a sabádo.

- O pessoal que frequenta o bar tem curiosidade e visita o acervo. Mas o público da loja é, em sua maioria, de colecionadores que, não raro, ficam para tomar uma cerveja - conta Carlinhos.

Os preços dos uniformes variam conforme a procura e a dificuldade de conseguí-las. As mais comuns custam R$ 70, mas o valor pode chegar a R$ 2 mil.

- Tenho camisetas de muitos clubes, de times da Série B europeia, passando pelo São José, de Porto Alegre, e pelo Brasil, de Pelotas - garante.

O Brechó do Futebol também compra e troca camisetas. Então, se você quer muito aquela da Seleção tetracampeã, de 1994, e tem algumas originais que não usa mais guardadas no armário, dá uma chegada lá. Quem sabe não sai um bom negócio.

Conheça

Brechó do Futebol

- Rua Coronel Fernando Machado 1188, Centro
- Telefone: 3737-3782
- www.facebook.com/brechofutebol
- www.brechodofutebol.com


MAIS SOBRE

Últimas Notícias