Notícias



ClassiDiário

Dez dicas para aumentar a vida útil dos pneus da sua caranga

O modo como se dirige interfere diretamente no funcionamento e na durabilidade da borracha.

29/08/2013 - 15h48min

Atualizada em: 29/08/2013 - 15h48min


O pneu é o principal elo entre o automóvel e a pista e um dos itens mais importantes para a segurança do veículo. A forma como se dirige interfere diretamente no funcionamento e na durabilidade da borracha.
 
Passar em buracos, cruzar lombadas em alta velocidade, mudar de direção  bruscamente e frear de forma abrupta são alguns dos comportamentos que aumentam o desgate. Confira dez dicas da  Bridgestone, uma das  maiores fabricantes  de pneus do mundo, para aumentar a vida útil dos pés da sua caranga.
 
1 - Calibre os pneus uma vez por semana com as libras indicadas no manual do fabricante do carro.
 
2 - Faça o rodízio de pneus. Veículos com pneus radiais a cada 8 mil km. Com diagonais, a cada 5 mil km.
 
3 - Evite sobrecarga. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu.
 
4 - Faça a manutenção preventiva. Molas, freios, rolamentos, eixos, amortecedores atuam diretamente sobre as rodas do carro.
 
5 - Utilize as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante. Peças diferentes alteram o equílibrio projetado para o veículo.
 
6 - Faça alinhamento da suspensão e balanceamento dos pneus a cada 10 mil km ou sempre que o veículo sofrer impactos fortes. A medida também vale para quando o carro estiver "puxando" para um lado ou se os pneus apresentarem desgaste irregular.
 
7 - Use o modelo indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu para terra (fora de estrada) aumenta o consumo de combustível e provoca perdas na estabilidade do carro.
 
8 - Observe a marca de desgaste na banda de rodagem, indicada na lateral pela sigla TWI. A saliência, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com borracha careca. O limite de profundidade do sulco é de 1,6 milímetro.
 
9 - Não permita o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físicoquímicas e mecânicas.
 
10 - Evite direção agressiva, com freadas e mudanças de direção bruscas. Nunca ignore buracos e imperfeições no piso e sempre reduza antes de quebra-molas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias