ClassiDiário
Estacione sua moto da forma correta
Na ânsia por ganhar tempo, o piloto displicente pode ganhar também um rombo no orçamento
Que a agilidade é uma das características mais favoráveis da motocicleta, ninguém duvida. Porém, na ânsia por ganhar tempo, o piloto displicente pode ganhar também um rombo no orçamento. Muitos motociclistas tentam estacionar a moto como se fosse um carro, ou seja, com as duas rodas próximas da guia. A medida é mais do que errada: é fora da lei.
Pelo artigo 48 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor de motocicletas é obrigado a estacionar em um ângulo perto de 90º em relação à calçada.
- Deve ser penperdicular, a não ser que o local indique outro forma de estacionar, mas aí é preciso estar escrito na placa - ensina a gerente de planejamento de trânsito da Empresa Pública de Tranportes e Circulação (EPTC), Carla Meinecke.
Mais espaço e segurança
Quem descumpre a determinação, comete infração média, que gera quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 85,13. O veículo ainda fica sujeito à remoção.
A norma, segundo Carla, além de otimizar o espaço para estacionamento nas
vias, também visa a segurança no trânsito:
- À noite ou de madruga, a moto na transversal fica mais visível de longe pelos outros condutores.
Entres os carros, vale o bom-senso
No momento de encostar a moto, o piloto precisa cuidar também para não
ficar longe do meio-fio - a roda traseira tem de estar a, no máximo, 50cm. Com distância maior, o condutor está sujeito a multa de, pelo menos, R$ 53,20.
Não há problema em parar entre os carros. Contudo, é preciso bom senso para não impedir (ou dificultar) outros veículos de fazerem a manobra para sair.
Motos não podem ficar na área azul
As áreas azuis, aqueles espaços reservados em que se paga para estacionar por um determinado limite de tempo, estão vetadas para motocicletas em Porto Alegre. A determinação consta no decreto municipal que regula o servço.
A proibição também vigora nas cidades da Região Metropolitana. Segundo a gerente de planejamento da EPTC, como os pilotos não teriam onde colocar o tíquete (nos automóveis, o bilhete é deixado dentro do veículo, sobre o painel), a fiscalização ficaria impedida:
- Seria um incômodo tanto para o motociclista quanto para o agente fiscal - argumenta Carla.
Sindimoto pleiteia vagas fora do Centro
Na próximas semanas, técnicos da EPTC e integrantes do Sindicato dos Motoboys (Sindimoto-RS) devem visitar os locais de vagas exclusivas para motos no Centro da Capital, para estudar ajustes. No mês passado, as entidades realizam uma reunião para discutir o assunto.
- Entregamos o mapa de vagas para o sindicato identificar questões. Debatemos a possibilidade de organizar o estacionamento em outras regiões - declarou a gerente de planejamento de trânsito da EPTC, Carla Mainecke.
Segundo o presidente do Sindimoto, Valter Ferreira, vagas longe do Centro são uma das demandas dos moto-fretistas:
- Precisamos de locais nas ruas transversais às vias de grande fluxo, como as avenidas Wencelau Escobar e Nilo Peçanha.
No centro histórico, que conta com mais de 20 pontos e 754 vagas, o pedido é por demarcação específica para carga e descarga.
Pontos no Centro
- Praça XV de Novembro - 40
- Praça Rui Barbosa - 24
- Rua Comendador Manoel Pereira - 35
- Largo Vespasiano Julio Veppo (rodoviária) - 17
- Rua Senhor dos Passos - 50
- Avenida Alberto Bins - 35
- Praça Dom Feliciano - 47
- Rua Dr. Flores - 61
- Rua General Vitorino - 12
- Rua Vigário José Inácio - 6
- Rua Mal. Floriano Peixoto - 10
- Rua Sarmente Leite - 24
- Avenida Borges de Medeiros - 13
- Rua José Montaury - 14
- Rua Andrade Neves - 8
- Rua Cassiano Nascimento - 26
- Rua General Câmara - 219
- Rua Caldas Júnior - 17
- Rua Sete de Setembro - 59
- Rua Siqueira Campos - 17
- Rua dos Andradas - 38
- Rua General João Manoel - 7
- Rua Coronel Genuíno - 15
754 vagas no total