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Carreiras nascidas da Internet

Novas gerações já incorporaram linguagem da internet e encontram facilidade no mercado de trabalho

14/09/2013 - 10h33min

Atualizada em: 14/09/2013 - 10h33min


Quando a internet começou a se espalhar pelo mundo na década de 1990, a maioria das profissões teve que repensar os seus modos de atuação. Passadas quase duas décadas, a internet deixou de ser uma novidade e o buraco deixado por essas mudanças começa a ser tampado por novas funções.


Arquitetura da Informação


É o responsável pela organização online da informação e tem como objetivo tornar a navegação em um site efetiva e economizar esforços da equipe. A função do profissional é examinar os objetivos de um site, ranqueando os dados por ordem de importância e elaborando mapas de usabilidade. O arquiteto também deve ajudar a pensar na estética da página, facilitando o trabalho que deverá ser feito posteriormente.


O que estudar: Apesar de ser uma função um pouco menos voltada à programação, o especialista deve ter conhecimento de we bdesign e programação para entender todo o processo de organização das informações. Os profissionais são provenientes de várias áreas como o Jornalismo, Design e Sistemas de Informação. Já existem pós-graduações em Arquitetura e Organização da Informação, e a UFMG (Belo Horizonte) oferece um curso de especialização pago que dura três semestres.


Web Design


É quem pensa nos aspectos visuais de uma página e em como eles podem ajudar (ou atrapalhar) a navegação. É considerada uma extensão do Design, mas se concentra na estética virtual. A função se confunde com a do arquiteto da informação, pois ambos estruturam uma página na internet antes da elaboração da mesma, mas o designer é mais focado na parte "visível" do conteúdo.


O que estudar: Já existem faculdades de web design em diversas instituições, como a Universidade Paulista (Unip) e a Unisul de Tubarão, em Santa Catarina (curso a distância). Os cursos de Design e Jornalismo também costumam apresentar noções bem básicas da área, cabendo aos estudantes procurarem especializações.


Marketing Móvel


Ainda engatinhando no mundo da comunicação, o marketing para dispositivos móveis (smartphones, tablets) tem se tornado a grande aposta das empresas de comunicação social. A função do profissional é tanto ajudar na elaboração de campanhas em parceria com os outros meios (outdoors, TV, rádio, relações pessoais) quanto desenvolver atividades publicitárias em dispositivos móveis e nas redes sociais.


O que estudar: O profissional deve ter conhecimento sobre a publicidade tradicional para entender como adaptá-la às novas tecnologias. A Unisinos oferece o curso de Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis, realizado na modalidade a distância.


Gerente de mídias


As redes sociais surgiram nos últimos anos como uma das formas mais eficientes para a empresa fazer contato direito com os clientes. A interação via facebook, por exemplo, permite que problemas sejam solucionados sem a necessidade de uma reclamação formal e burocrática por parte do público. O profissional responsável pelas mídias sociais deve ficar atento ao que se fala sobre sua empresa ou cliente em fóruns, blogues e sites de relacionamento como o facebook, instagram e twitter.


O que estudar: As áreas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas são as mais recomendadas. O Senac oferece cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais em cinco cidades de SP, e a PUC-SP, em Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade.


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