Notícias



Quebra-galho

Confira dicas para solucionar problemas corriqueiros no seu veículo

Tirar adesivo ou maquiar um arranhão pode ser mais fácil do que se imagina

05/09/2013 - 12h28min

Atualizada em: 05/09/2013 - 12h28min


Tirar um adesivo, maquiar um arranhão na lataria ou limpar manchas no painel provocadas pelo vazamento de aromatizantes pode ser mais fácil do que se imagina. Confira dicas para solucionar problemas corriqueiros no seu veículo.

Cheirinho perigoso

Alguns aromatizadores trazem em sua composição química solvente ou álcool, que podem manchar e até dissolver a resina da tinta do painel. Por isso, há embalagens que informam o risco de vazamento da fragrância ao inclinar o recipiente em mais de 45 graus. Isso pode acontecer quando o cheirinho é fixado em saídas de ar cujo ajuste de direção do vento é feito também por movimento circular. Se o líquido pingar no painel, limpe na mesma hora com água e sabão neutro.

Adesivo descolado

Uma maneira eficiente de retirar  adesivo da lataria é direcionar para amolecer o plástico e a cola que o fixou. Para ajudar, aponte o jato de ar quente de um secador de cabelo no local por alguns minutos e em seguida puxe uma ponta, que se soltará facilmente, bem como todo o adesivo. Caso fique resquício de cola, passe um pano com querosene bem diluído em água, para evitar manchas na pintura.

Esmalte antiferrugem

Arranhou a pintura do carro e está sem grana para corrigir de imediato o defeito que ficou aparente? O conserto pode esperar, mas, para evitar uma possível ferrugem da lataria quando exposta ao tempo, passe um esmalte de unha com a mesma tonalidade da pintura após limpar o local com pano úmido. O esmalte vai proteger a carroceria e maquiar o arranhão até que um serviço especializado resolva definitivamente.

Pare o abastecimento no primeiro clic

Ao completar o tanque, a recomendação é interromper o abastecimento ao primeiro clic do destravamento automático. Evite encher até a boca, pois há risco de o combustível espirrar para fora e também o líquido parar no cânister - filtro de carvão que reduz a liberação de gases nocivos ao meio ambiente - encharcando-o e comprometendo sua funcionalidade. Além disso, o cânister molhado se dissolve e libera partículas que vão para o tanque de combustível. O resultado disso é a falha constante do motor.

Farol embaçado

Chuva, sol, sujeira e calor deixam o farol embaçado e com aspecto amarelado. Mas existe uma maneira de recuperar "a boa visão" do equipamento. Com um pedaço de estopa, aplique massa de polir (número 2, que é menos abrasiva) em movimentos circulares. A camada desgastada sairá completamente, devolvendo o brilho original da peça.

Manchas de óleo

Carro desregulado costuma deixar indícios do problema pelo chão da garagem. Para remover a mancha de vazamento, use sabão em pó e detergente líquido, que ajudam a dissolver o óleo. Jogue os produtos direto no local, deixe-os agir por algum tempo e, depois, esfregue bem com uma vassoura até diluir a mancha. Só então jogue a água.

Calor ajuda na remoção de adesivos

MAIS SOBRE

Últimas Notícias