ClassiDiário
Honda terá terceira fábrica de automóveis no Brasil
Operação em Itirapina terá capacidade para produzir 120 mil carros por ano
A Honda Automóveis do Brasil confirmou a construção de uma nova fábrica de automóveis no país, com capacidade para produzir 120 mil carros por ano.
O início das operações está previsto para 2015, em Itirapina, no interior do Estado de São Paulo, localizada a aproximadamente 200km da capital e 100km da outra planta da japonesa, em Sumaré (SP).
2 mil novos empregados
Na nova fábrica, que empregará cerca de 2 mil pessoas, deverá ser produzido um veículo compacto, da categoria do Fit, considerando a forte demanda nesse segmento.
Com a nova fábrica, a Honda dobrará sua capacidade produtiva no país, partindo de 120 mil (da unidade de Sumaré) para 240 mil automóveis por ano. Além disso, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades dos consumidores brasileiros e a nacionalização de componentes, até o final do ano, a montadora iniciará as operações de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento nas dependências da fábrica de Sumaré.
- Sendo o quarto maior mercado de automóveis, o Brasil é uma região muito importante para as operações da Honda. Com a expansão da capacidade, o nosso objetivo é ganhar competitividade e oferecer produtos cada vez mais atrativos, que excedam as expectativas dos consumidores brasileiros - disse Masahiro Takedagawa, presidente na Honda América do Sul e no Brasil.
Queda nas vendas
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de carros e comerciais leves em agosto totalizaram 312,72 mil unidades, correspondendo a uma queda de 22,87% em comparação às 405,46 mil do mesmo período do ano passado.
O número de emplacamentos em agosto foi 3,46% inferior ao de julho. Em contrapartida, a média diária de vendas se manteve estável, com mais de 14 mil unidades.
Apesar da já esperada desaceleração no segundo semestre, analistas acreditam que será possível alcançar volume suficiente para garantir crescimento no final do ano. Para isso, o setor precisa emplacar mais de 1,3 milhão de veículos nos próximos quatro meses, com média mensal superior a 332 mil unidades.
Pelo 16º mês seguido, o Volkswagen Gol ocupa a primeira posição do ranking, como o carro mais vendido no Brasil.
Entre as marcas, a Fiat manteve a liderança, com 21,9% de participação no mercado. A briga ocorreu pela segunda colocação. Uma diferença inferior a 1% separou a Volkswagen da General Motors no acumulado do ano, ou cerca de 15 mil carros. Com portfólio renovado, a americana vem tentando tomar a posição da alemã nos últimos meses.