Salão de gente grande
Fábricas de motos investem pesado no segmento premium
Expositores do Salão Duas Rodas 2013 ofereceram veículos e equipamentos para consumidores exigentes

Principal evento de motos na América Latina, o Salão Duas Rodas 2013 foi um marco: nunca tantas fábricas investiram tão pesado no segmento premium, de veículos para a faixa de alto poder aquisitivo.
Em boa parte dos 110 mil metros quadrados do Palácio das Convenções do Anhembi, na capital paulista, os 485 expositores ofereceram veículos e equipamentos para consumidores exigentes. Na 12ª edição do evento, a antes comentada invasão chinesa ou de produtos de acabamento inferior ficou para trás. Os asiáticos ainda têm seu espaço, mas ficam meio apagados em meio ao festival de motocicletas e peças de última geração.
- Não diria que abandonamos o segmento mais popular, mas estamos investindo em scooters de qualidade. É o mercado que pede isso - analisa Creso Franco, presidente da Dafra.
Mercado premium em alta no país
Os números deixam clara a mudança. Há 15 anos, o Brasil não figurava entre os 30 países onde mais se vendia motos acima de 450cc. Este ano, o mercado nacional fechará em torno de 50 mil unidades vendidas, na sexta posição no segmento. Só perderá para EUA, França, Alemanha, Itália e Japão, onde a carga tributária é pelo menos 40% menor.
- O mercado brasileiro é uma das prioridades da Honda. Basta ver os números - afirma Alfredo Guedes, supervisor para assuntos institucionais da montadora.
Não por coincidência, quase todas as apostas do Salão Duas Rodas foram em veículos acima de R$ 20 mil. Japoneses (Honda, Yamaha e Suzuki), italianos (Ducati e MV Agusta), americanos (Harley-Davidson), alemães (BMW) e britânicos (Triumph) disputam palmo a palmo um mercado que rende R$ 2 bilhões ao ano.
- Isso faz com que 2014 seja um bom ano para o consumidor. São diversas marcas brigando para oferecer preços competitivos - avalia Alexandre Moeller, dono da concessionária Ducati que abre este mês em Porto Alegre.
Diretor superintendente da Harley-Davidson, o gaúcho Longino Morawski está otimista:
- Vamos fechar 2013 com crescimento acima do previsto. E estamos aumentando nossas projeções para o próximo ano - comemora.
Grandalhões de destaque na feira
Líder dos pequenos mira lá no alto
Dona de 85% do mercado brasileiro de até 150cc, a Honda tenta impor o mesmo domínio nas motos grandes, acima de 450cc. Para isso, o destaque da fabricante japonesa no Salão Duas Rodas foi a volta de um modelo de sucesso no início dos anos 2000:
a CB 500.
A Harley-Davidson aposta em uma nova filosofia: diversificar para aumentar. A americana passará a montar 20 modelos em 2014 em Manaus e importará dois dos Estados Unidos.Natural de Erechim, Longino Morawski, diretor superintendente da Harley, revela que as vendas no Rio Grande do Sul estão acima da média nacional em veículos acima de 600cc.
Suzuki: solução relâmpago
Tentando recuperar o mercado que viu cair quase pela metade nos últimos 15 anos, a Suzuki apresentou a Inazuma 250. Mas a bicilíndrica com 24,5 cavalos só chega após março de 2014 e ainda não teve o preço divulgado. O nome, em japonês, significa relâmpago. No visual, ela parece uma irmã menor da B-King, a cruiser de 1340cc.
Outra presença marcante no estande da montadora é a GSX-R 1300 Hayabusa, de 1.340 cc, 197 cv de potência e incrível torque de 15,8 kgfm. Para segurar a moto, que supera os 300 km/h, este ano foram instalados freios ABS
Homenagem ao tricampeão
A DUCATI fez uma homenagem no salão paulista ao tricampeão da Fórmula 1, Ayrton Senna, com a Panigale 1199 S Senna. Com apenas 165 quilos e 197 cavalos de potência, o modelo terá apenas 161 unidades, o mesmo número de GPs disputados pelo eterno ídolo brasileiro.
Média potência
Depois do sucesso da Citycom 300, a Dafra traz outros modelos de média potência, como a Maxsym 400i e a Cityclass 200i, e também entra na briga das pequenas gigantes.
Inspiração nas décadas de 30 e 40
A Harley modelo Forty-Eight XL 1200X chega ao Brasil em 2014 e vem com ABS de série, algo raro em termos da marca. A chegada está prevista para março. Ela integra a família Sportster e tem clara inspiração nos veículos das décadas de 30 e 40, com rodas mais largas - o pneu traseiro é de 150mm, com 130mm na dianteira. O clássico tanque é em forma de amendoim.