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Pedalada extra aos clássicos

Vale a pena restaurar bikes tradicionais

01/10/2013 - 13h25min

Atualizada em: 01/10/2013 - 13h25min


Aquela bicicleta antiga jogada no canto da garagem,  que é mais um estorvo do que uma utilidade, pode ter destino diferente do que o ferro velho. Com algum esforço e o serviço certo, o trambolho pode se transformar em uma linda bike restaurada como nova em folha.

Além de resgatar as pedaladas perdidas, dá para economizar parte da grana que seria gasta em uma magrela nova. Proprietário da Adventure Bike, Ricardo Marques Machado,
28 anos, conta que frequentemente é procurado para restaurar clássicos como a Caloi 10 e a Caloi Arco Duplo.

- Na maioria delas, a gente coloca um sistema interno de marchas de boa qualidade. Fazemos substituição de pneus e câmaras, além de um trato na pintura e na cromagem - garante.

Na Casa da Catraca, Cesar Roberto Makowski, 60 anos, recebe dois tipos de bike antiga: as inteiras, mas que estão paradas há anos, e as que são só pedaços.

- Nas inteiras, fazemos pintura e cromagem. Para as outras, temos que garimpar as partes para montar uma bicicleta - explica.

Peças originais dão trabalho

O maior desafio da revitalização de uma magrela é conseguir a peça original. A internet ajuda, mas, às vezes, o dono precisa ter paciência até que se encontre a parte certa. Ricardo e Cesar têm seus truques.

- Quando a peça original é indispensável, a gente troca com clientes e amigos que a tenham - atesta Ricardo.

Cesar, além dessa tática, se vale do estoque acumulado ao longo dos 74 anos da Casa da Catraca, loja que herdou do pai.

- Quando não temos a peça no acervo e também não conseguimos com conhecidos, recorremos à internet - assegura.

O custo da restauração é determinado pela expectativa do cliente, ou seja, quanto mais original a bicicleta ficar, mais alto o valor, que pode variar de R$ 300 a R$ 1 mil.

Compra de usada pede atenção

Se a preferência ou a necessidade for uma bicicleta usada, a dica é pesquisar em lojas especializadas. É fundamental observar o estado de conservação e avaliar se o custo em reparos compensa.

Na Adventure Bike, por exemplo, as magrelas usadas passam por uma revisão e troca de peças gastas antes de ir à venda.

- Normalmente, são de clientes que vêm aqui e trocam a bike por outra melhor. Uma usada sai por, pelo menos, R$ 200 - admite.

Os principais itens a serem checados são a integridade da borracha dos pneus e se há folga na caixa de direção ou nos pedais. A ferrugem é inimiga número um: fique atento à correia e aos cabos de freio.

Onde ir

Adventure Bike

- Av. Ipiranga, 2727, Loja 7 - Azenha - 3219-6245

Casa Catraca

- Rua Visconde do Herval, 1383 - Azenha - 3232-9424 e 3217-0359

Bike Roots

- Rua Itaboraí, 452 - Jardim Botânico - 8438-2010

Bike Art

- Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 429 - Praia de Belas - 3226-8296

Gaúcha Bike

Av. Protásio Alves, 371 - Bairro Rio Branco - 3557-4449


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