Ano dos guerreiros
2015 será o ano de Ogum e Iansã
Pai Danilo de Oxalá consulta os orixás para ver as previsões
Nas religiões afrobrasileiras, são tradicionais as previsões neste período próximo da mudança de ano. Pelos búzios, babalorixás costumam consultar os orixás a respeito do período que se avizinha. Mas, mesmo antes de qualquer previsão feita por esse método, eles já apontam as influências, baseados nos orixás regentes.
Danilo de Andrade, o Pai Danilo de Oxalá, 63 anos, que está na religião (Batuque) desde os sete anos de idade e é babalorixá desde os 17, prevê 2015 como um ano equilibrado.
- Esse será um ano da Falange de Ogum (São Jorge no sincretismo com a Igreja Católica) e Isansã (Santa Bárbara). Se fossem só eles, seria um ano de guerra e de broncas, pois são dois guerreiros. Mas, como Oxum e Iemanjá vêm junto, tende a ser tudo melhor - explica.
O babalorixá destaca ainda que, pela crença do Batuque, não será nada bom para quem mente, é falso ou debochado:
- Ogun e Iansão não admitem que zombem - diz.
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Com, base nos orixás que, segundo as religiões afrobrasileiras, vão reger o ano, a tendência é que nos primeiros meses ocorram discórdias, principalmente na área política, mas que, com o passar do tempo, a situação se acomode.
O ano que está terminando foi regido pelo orixá Xapanã (no sincretismo, São Lázaro e São Roque). Para as religiões afros, a tendência era de que fosse um período ao mesmo tempo da saúde e das doenças.
Xapanã faz com que os problemas de saúde que estiverem programados no processo cármico de cada um se manifestem. E também cobra o pagamento dos débitos do passado. Por isso, quem estava em dívida no astral, foi cobrado neste ano de Xapanã - argumenta Danilo. De acordo com o Babalorixá, a ascensão do ebola foi uma das consequências.
Para a virada do ano, Danilo de Oxalá recomenda que os fiéis façam oferendas aos orixás que, de acordo com as religiões afrobrasileiras, vão reger 2015.
- Mas não adianta nada fazer oferenda, fazer pedidos se não tiver muita fé - destaca ele.
Quem estiver perto do mar, pode jogar rosas vermelhas para Iemanjá, despejar meia garrafa de espumante branco, sem álcool, e beber o restante.
- É importante que não sejam deixados vidros ou matanças (de animais) no mar - destaca Danilo.
Oferendas
* Ogum: um churrasco com costela de sete ossos, farofa e mel por cima, em uma bandeja coberta por folhas de papel verde, vermelha e branca.
* Iansã: abacaxi e rodelas de batata doce fritas no mel, em uma bandeja com papel vermelho e branco.
* Oxum: canjica amarela com quatro ou oito quindins, numa bandeja com folha de papel amarela.
* Iemanjá (juntar com Oxalá): canjica branca, coco e merengue, numa bandeja com folha de papel branca, e outra bandeja com melancia, sobre uma folha de papel azul.
Orixás regentes
2014
* Xapanã: orixá da saúde e das doenças. No sincretismo com a Igreja Católica, corresponde a São Lázaro e a São Roque. Cores: vermelho e preto.
2015
* Ogun: guerreiro, é um poderoso Orixá, dono do ferro e do fogo. É um lutador que defende a lei e a ordem. No sincretismo, é São Jorge. Cores: vermelho, verde e branco.
* Iansã: também é guerreira, a orixá das lutas e conquistas, ventos e tempestades e bonança. Corresponde a Santa Bárbara. Cores: vermelho e branco.
* Oxum: dona do ouro, da paz, do amor e da misericórdia. No sincretismo, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida. Cor: amarelo.
* Iemanjá: Rainha do mar. Corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes.
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