"Este post é público"
Facebook desenvolve sistema que alerta usuário quando for publicar fotos constrangedoras
Objetivo da ferramenta é evitar que as pessoas postem imagens ou textos embaraçosos quando estiverem bêbados
Você tem o costume de tirar fotos em festas e se arrepender da publicação horas depois? Se é uma dessas pessoas que perde o controle e publica imagens ou textos embaraçosos no Facebook pode se tranquilizar agora. A rede social está criando uma ferramenta que promete acabar com esse problema. A ideia seria criar uma espécie de assistente digital capaz de reconhecer sinais de embriaguez no rosto do usuário e avisá-lo antes que poste uma foto ou mensagem que poderia lhe envergonhar.
"Este post é público. Tem certeza que quer que seu chefe ou sua mãe o vejam?"
Esta é a pergunta que o Facebook poderá lhe fazer caso você decida publicar algo que poderia se arrepender no futuro.
Facebook lança aplicativo para exibir apenas atualizações de grupos
Deixou o Facebook aberto em outro pc? Saiba o que fazer
De acordo com a Wired, o Dr. Yann LeCun, da Universidade de Nova York e dirigente do laboratório de inteligência artificial do Facebook, está analisando o comportamento dos usuários na rede social e trabalhando em um recurso para evitar que postem quando estiverem bêbados. Mas essa é a primeira ideia de muitas que podem fazer sucesso no Facebook.
Segundo LeCun, o objetivo final seria criar um assistente que analisasse todo o conteúdo publicado na rede social.
- Você precisa de uma máquina que entenda não só o conteúdo como também as pessoas e que seja capaz de analisar todos estes dados, salienta o especialista.
Aplicativo permite ver e responder mensagens do WhatsApp no computador
LeCun também prevê um mecanismo de alerta para quando outros usuários, mesmo pessoas que você não conhece, publicarem no Facebook fotos em que você apareça, numa tentativa de proteger sua privacidade.
- Imagine se você tivesse um assistente inteligente para mediar sua interação com seus amigos no Facebook, disse.
O lançamento da ferramenta ainda não tem data marcada, mas está sendo desenvolvida pelo laboratório de inteligência artificial do Facebook e vai usar uma tecnologia chamada "deep learning" ("aprendizado profundo", em tradução livre), um conjunto de algoritmos capaz de interpretar os dados.
Leia outras notícias sobre tecnologia
Leia todas as notícias do Diário Gaúcho