Notícias



Entrevista

Heliana Thiesen, barrada no Trensurb por trajes inadequados, diz que sofreu discriminação

Para a dançarina de 19 anos , o funcionário que impediu seu embarque foi preconceituoso

25/02/2015 - 18h02min

Atualizada em: 25/02/2015 - 18h02min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Divulgalção / Divulgação

Heliana Thiesen, dançarina de 19 anos, está no centro de uma polêmica: afinal, qual é a roupa mais adequada para utilizar o transporte coletivo? A jovem foi impedida de entrar em um trem porque estaria usando roupa íntima. Heliana alega que a peça era um top e afirma que, independentemente da roupa, ela pode andar no trem ou em ônibus com a roupa que bem entender. Confira a entrevista ao Diário Gaúcho:

Diário Gaúcho: O que aconteceu com você na estação de trem?
Heliana Thiesen
: Na noite de domingo de Carnaval, vesti um top branco e uma legging e fui para Estância Velha. Na madrugada, voltei para Porto Alegre e fiquei na casa do meu namorado. Na manhã de segunda, resolvi voltar para Estância Velha.
Entrei na Estação Rodoviária do Trensurb com a mesma roupa, comprei o bilhete e, quando fui passar na catraca, um funcionário me impediu, dizendo que meu traje não era adequado.

Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho

Diário Gaúcho: Como foi a abordagem desse funcionário? Ele se identificou?
Heliana: Ele não se identificou. Só falou bem alto, para quem quisesse ouvir, que eu não poderia embarcar. Eu questionei, dizendo que era um top, mas ele não mudou de ideia. Então, liguei para o meu namorado, que tinha me deixado na estação, e ele voltou pra lá. Nós chamamos a Brigada Militar e os policiais também tentaram conversar, mas o funcionário não mudou de ideia. Até que o funcionário viu que estava errado e abandonou o posto. Quando um outro o substituiu, pediu desculpas e liberou a minha entrada. Voltei para Estância Velha normalmente.

Diário Gaúcho: Você acha que utilizou uma roupa apropriada para usar o transporte coletivo?
Heliana: Não vi nenhum problema na minha roupa. Ao contrário do que muitos falaram, eu usei um top, e não lingerie. Mas a discussão vai além: fui discriminada por usar uma certa peça e isso está errado. Eu posso usar a roupa que achar mais adequada. Para mim, o funcionário foi preconceituoso.

Mulher corre nua pelo Parcão e é detida pela Brigada

Diário Gaúcho: Qual será sua próxima atitude com relação ao caso?
Heliana: Registrei um boletim de ocorrência e levei todas as informações para um advogado. que entrará com um processo na Justiça contra a Trensurb, por danos morais.

Procurada pelo reportagem, a empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre _ Trensurb informou que o Regulamento de Usuário dos Trens, disponível no site (trensurb.gov.br) e afixado em todas as estações, define que não é permitido "entrar nas estações e viajar nos trens sem vestimenta completa e/ou com trajes inapropriados". Segundo a empresa, os metroviários recebem orientações gerais a respeito do que configura um traje inapropriado, mas estas orientações não contemplam todas as possibilidades. Por isso, alguns casos dependem da avaliação deles, o que pode ocasionar equívocos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias