Notícias



Sem zap-zap?

Juiz determina que operadoras tirem WhatsApp do ar em todo o Brasil

Decisão é do magistrado Luiz Moura Courreia, da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, no Piauí

25/02/2015 - 17h19min

Atualizada em: 25/02/2015 - 17h19min


Reprodução / Site

Um decisão tomada pelo juiz Luiz Moura Courreia, da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, no Piauí, determinou que as operadoras de telefonia suspendam o WhatsApp em todo o Brasil por até 24 horas.

De acordo com o portal G1, o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí divulgou uma nota à imprensa esclarecendo que a empresa de tecnologia teria se negado a dar informações para uma investigação policial. A mesma informação teria sido confirmada pelo delegado geral do Estado, Riedel Batista.

O motivo da suspensão não foi informado, já que a ação corre em segredo de Justiça. No entanto, a informação vazou nesta quarta-feira.

O blog Link, hospedado no portal do Estadão, publicou parte da decisão judicial: "Suspensa temporariamente até o cumprimento da ordem judicial, em todo território nacional, em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento, o acesso através dos serviços da empresa aos domínios whatsapp.net e whatsapp.com, bem como todos os seus subdomínios e todos os outros domínios que contenham whatsapp.net e whatsapp.com em seus nomes e ainda todos números de IP (Internet Protocol) vinculados aos domínios já acima citados".

O Núcleo de Inteligência explica que a decisão que não foi cumprida pelo WhatsApp é de 2013 e que, até agora, a empresa ainda não obedeceu à ordem judicial. A nota ainda afirma que o mandado foi encaminhado às operadoras de telefonia móvel no dia 11 de fevereiro. No entanto, elas também descumpriram a ordem da Justiça, o que pode caracterizar crime de descumprimento de ordem judicial, segundo a delegada Ana Kátia Esteves.

Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho
Curta a página do DG no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias