Opinião
Antônio Carlos Macedo: "Reajustes exagerados no preço da luz vão aumentar os 'gatos'"
Colunista do Diário Gaúcho fala sobre as ligações irregulares e fraudes em medidores que devem ocorrer em função da conta de energia elétrica mais cara
Os reajustes exagerados no preço da luz vão trazer um efeito colateral que tornará a conta ainda mais cara para quem paga pelo serviço: o aumento dos "gatos". Não precisa ser mágico ou vidente para prever que, diante dos valores exorbitantes cobrados, mais consumidores vão partir para a clandestinidade, apelando para ligações irregulares e fraudes em medidores.
>>> Antônio Carlos Macedo: aumentos absurdos na conta de luz
A prática é crime previsto no artigo 155 do Código Penal. A pena para quem for flagrado furtando energia pode variar de um a quatro anos de detenção, mais multa. No entanto, como boa parte dos casos acontece em vilas e loteamentos clandestinos, o assunto é geralmente tratado como problema social, sem reações mais enérgicas das concessionárias. Como consequência, as chamadas perdas não-técnicas, resultantes dos "gatos", já chegam a 18% na área da Ceee. O número é três vezes superior ao admitido pela Aneel. Não disponho de dados sobre a AES Sul e RGE, mas as ligações clandestinas também ocorrem nas áreas onde atuam. Em todo o Brasil, a Aneel estima prejuízo superior a R$ 5 bilhões.
Além de penalizar os clientes que pagam a conta, posto que a despesa vai para a planilha de custos das distribuidoras, as ligações clandestinas provocam quedas de voltagem que pioram a qualidade do serviço e não raro colocam em risco os aparelhos eletrodomésticos. Sem contar o risco de curto-circuitos e incêndios. Situação que só tende a se agravar diante dos aumentos absurdos já aplicados e dos reajustes ainda previstos para este ano na conta da luz.
Leia outras colunas de Antônio Carlos Macedo
País das maravilhas
Perguntas não ofende: onde fica o país das maravilhas citado pela presidente Dilma Rousseff no seu pronunciamento de domingo? O Brasil de quem trabalha, paga impostos e sofre para manter as contas em dias, com certeza, não é.
Nova Santa Rita
Cansados de esperar pela prefeitura de Nova Santa Rita, moradores do Recanto do Sol decidiram apelar via imprensa na tentativa de conseguir a capina do passeio público do loteamento. O mato tomou conta das calçadas. O lugar está abandonado pelo poder público. Além dos transtornos causados aos pedestres, o matagal é um problema de segurança pública, pois favorece o esconderijo de ladrões.
Leia outras notícias do dia