Tecnologia
Novo sensor desenvolvido pelo Android bloqueia smartphone quando não está próximo ao dono
Função impede que demais pessoas acessem o telefone quando ele está "longe do corpo"
O Google está incrementado o Android com um novo recurso que ajuda a manter o aparelho mais seguro.
A função chamada de on-body detection (detecção no corpo, em português) utiliza o acelerômetro - aquele mesmo sensor que serve para girar a tela do celular - para reconhecer se o celular está perto do dono, dentro do bolso ou nas mãos de alguém. Quando não está, o recurso bloqueia o smartphone de forma automática até que o dono insira novamente a senha. As informações são do site TechTudo.
10 aplicativos que podem ajudar no estudo para concursos públicos
A funcionalidade foi percebida no sistema Android 5.0.1 (Lollipop). Um dos destaques desse novo recurso é facilidade de garantir a segurança dos dados caso o telefone seja deixado em cima da mesa, por exemplo.
O recurso não está oficialmente anunciado pelo Google e pode ser prático para alguns usuários no dia a dia. A maior desvantagem é que o smartphone não reconhece se está sendo segurado pelo dono ou algum amigo, já que o sensor se limita a perceber se o aparelho está no bolso ou na mão de alguém.
Siri, assistente virtual da Apple, passa a entender e a falar português
Para garantir que seu aparelho receba a funcionalidade, quando ela for oficialmente liberada, vale ficar de olho nas atualizações do sistema Android e do Google Play Services, e provavelmente estará disponível a partir da versão 5.0 (Lollipop).
Leia todas as notícias sobre tecnologia
Curta nossa página no Facebook