Seu problema é nosso!
Remoção de árvore na Rua Doutor José Éboli, na Capital, já virou novela
Previsão agora é até o final de semana
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) não cumpriu a promessa de corte de uma árvore localizada em frente ao número 56 da Rua Doutor José Éboli, no Jardim Itu Sabará, na Zona Norte de Porto Alegre. O serviço está autorizado pela secretaria e deveria ter sido feito em abril do ano passado. O vigilante Vilson Roberto Madeira, 49 anos, guarda o primeiro protocolo registrado na prefeitura, há cinco anos.
- As pedras da calçada estão levantadas por causa das raízes da árvore e há risco de queda para quem passa por aqui. Além disso, estou sujeito a levar uma
multa da prefeitura por não deixar a minha calçada em condições, mas não posso arrumar antes que venham fazer o corte - diz Vilson.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Atraso
No dia 8 de abril, a Smam respondeu ao Diário Gaúcho que houve atraso no atendimento desta solicitação. Explicaram que para executar o serviço, é necessária a utilização de um caminhão-cesto, com um braço que eleva o funcionário até a altura dos galhos mais altos.
Isso porque a árvore cresceu envergada para o meio da rua e a copa atinge os fios de alta tensão. Se ela cair, o problema para os moradores desta rua pode
ser maior do que a quebra das pedras da calçada do morador.
Árvore pode cair e levar junto os fios de luz. Foto: Arquivo Pessoal
Smam faz nova promessa para a semana
Nessa segunda-feira, 18, a Smam informou que o corte da árvore localizada na Rua Doutor José Éboli, no Jardim Itu Sabará, está previsto no cronograma da zonal.
Segundo a secretaria, a previsão é de que até o final desta semana seja realizado. Hoje, a Smam deve ir ao local fazer uma vistoria na árvore. Esta é uma etapa necessária para agendar uma data para o corte. O trabalho deve ser feito em conjunto com a Ceee em função da necessidade de interrupção no abastecimento de energia para a execução do serviço.