Seu problema é nosso
Comunidade de Viamão sofre com vazamento de água, buracos e bueiros entupidos
Cansados de esperar por ajuda dos órgãos responsáveis, comerciantes da região pagaram para um serviço de desobstrução dos bueiros
Moradores da Avenida Teodoro Luís de Castro, próximo ao número 1.025, na Vila Augusta, em Viamão, convivem, há um mês, com um vazamento de água limpa que brota do chão.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
O que desagrada a comunidade é que, além do desperdício de água tratada, os moradores não conseguem resolver a situação com a Corsan. Quando o problema começou, a operadora de caixa Carla Borges Costa da Silva, 28 anos, entrou em contato com a companhia alertando sobre o vazamento e pedindo uma solução. No entanto, o problema continua.
Ela explica que por causa da quantidade de água e do tempo em que está jorrando, se formaram poças junto ao meio-fio, o que acabou entupindo alguns bueiros.
Sem resposta
– A via está toda suja, cheia de água e barro, e a Corsan não nos deu nenhum retorno. É um descaso com os moradores e os clientes que vêm ao comércio da região – reclama Carla.
Parte da avenida é de paralelepípedo e, além das más condições, há muitos buracos. Alguns deles, inclusive, formados devido à corrosão do solo pelo acúmulo de água. Carla conta também que buscou ajuda na prefeitura de Viamão, mas também não teve a solicitação atendida.
– Aqui é um local movimentado. Tem circulação de ônibus, o fluxo de carros é intenso, além das pessoas que transitam a pé. O município está nos ignorando, fingindo que não existe o problema – reclama a operadora de caixa.
Cansados de esperar por retorno da Corsan e da prefeitura, Carla conta que os comerciantes pagaram um serviço de desobstrução dos bueiros que estavam impedindo o escoamento da água acumulada causando, mau cheiro na Avenida Teodoro Luís de Castro.
Cano foi consertado, mas pavimento fica na promessa
A Corsan informou que ontem começaria a consertar o vazamento de água. Sobre as más-condições da via, a prefeitura informou que ela está incluída no pacote do Plano de Aceleração do Crescimento que estava parado, mas com previsão de recomeço neste primeiro trimestre.
O programa prevê o reassentamento de famílias em áreas de risco e a revitalização do entorno do Arroio Feijó. Com isso, segundo a prefeitura, a via será totalmente refeita com intervenção inicial na rede de esgoto, motivo pelo qual não está sendo feita a recuperação do asfalto, já que o trabalho seria destruído em seguida.