Polêmica
Conar vai julgar novo comercial que mostra mulheres embelezadas após separação
Consumidores acusaram a nova campanha de O Boticário de machismo. Nas redes sociais, publicidade gerou polêmica
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) abriu um processo na última segunda-feira para julgar o novo comercial de O Boticário que mostra três casais após a separação. O órgão que regulamente a publicidade brasileira recebeu três reclamações de consumidores de ambos os sexos que acusavam a propaganda de "reforçar os esteriótipos machistas". As informações são do G1.
O filme mostra três casais prestes a assinarem o divórcio e seus relatos sobre como o relacionamento caiu na rotina. No dia de assinar os papéis, a marca desafia as mulheres a ficarem ainda mais bonitas para o dia da assinatura do divórcio. O filme termina mostrando a reação de surpresa dos ex-maridos. Assista ao vídeo
A campanha, que traz o mote "Acredite na beleza", estreou em 27 de dezembro na forma de teaser e continua no ar com a versão de 2 minutos na TV fechada e de 3 minutos nos canais da marca na internet.
Críticas e elogios
O Boticário, que já tinha criado polemizado no último Dia dos Namorados ao lançar uma propaganda com casais gays, conseguiu mais uma vez levantar uma discussão com uma campanha publicitária.
Nas páginas da marca nas redes sociais, foram feitas várias críticas, mas a maioria das mensagens são de elogio.
"Video machista que reforça que a culpa é da mulher... Lamentável esse pensamento do Boticário, que apenas quer passar a mensagem subliminar que se você mulher não se maquiar, seu marido vai se abusar de vc com essa mesma cara e vai te deixar, forçando assim, psicologicamente que a mulher compre seus produtos", escreveu uma internauta.
"Comercial lindo! Quem passou por esse momento sabe o que se sente. A grande questão aqui é valorização da autoestima da mulher e se pra isso ela precisar fazer o cabelo, maquiagem e por roupas novas qual o problema?", postou outra.
O que diz a marca
Procurada pelo G1, a marca disse que ainda não foi notificada pelo Conar. Sobre a campanha,"O Boticário esclarece que valoriza a beleza presente na atitude, na autoconfiança e no olhar positivo sobre a vida", afirmou a marca. "Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar, transformar e abrir novos caminhos, até mesmo nas decisões mais difíceis da vida", acrescentou.
* Diário Gaúcho