Notícias



Tutorial

Veja como pagar contas, comprar créditos e até apostar na Mega Sena pelo celular

Entenda como funcionam os apps dos principais bancos 

15/01/2016 - 13h13min

Atualizada em: 15/01/2016 - 14h26min


Perder tempo no banco é sempre uma aflição – e cada vez menos necessário. Praticamente todos eles oferecem opções para pagar contas online.

O que fazer quando o celular cai na água
Oito dicas para usar melhor seu WhatsApp
10 dicas para o Google encontrar exatamente o que você quer

No celular, a operação fica ainda mais simples porque os aplicativos usam a câmera do aparelho como leitor de código de barras: você não precisa digitar aquele monte de números.

Tirando os saques em dinheiro, é praticamente um caixa eletrônico na palma da mão. Abaixo, veja o que você deve fazer para poder pagar contas só com o celular nos seis maiores bancos do Brasil e no principal banco do Estado.

Banco do Brasil


Para acessar, é necessário ter uma senha de oito números. Se você ainda não tem, deve cadastrá-la no site do banco, em um caixa eletrônico ou na sua agência. As transações que envolvem movimentação financeira – transferências, pagamentos, aplicações, entre outras – exigem também a senha de seis números do cartão, a mesma que você já usa no dia a dia.

O app permite pagar boletos pelo código de barras, além de outras transações.

Caixa


Para utilizar o serviço, é necessário criar usuário e senha específicos. Você também precisa ter a assinatura eletrônica (seis caracteres), que pode ser solicitada em sua agência. Depois do primeiro acesso, você tem 15 dias para alterar a senha (menu Gerenciar Acesso, opção Senhas).

Com o app, você consegue pagar contas pelo código de barras (e dá até pra apostar na Mega Sena).

Banrisul



Para utilizar o app, você precisa ativar a ferramenta de segurança do banco (Banritoken) e cadastrar uma senha (seis a 15 caracteres). Isso é feito no próprio site do Banrisul (na aba Serviços), mas você precisa acessar com um leitor e um cartão com chip. Quem não tem o equipamento pode ir a uma agência.

O serviço permite o pagamento de contas por código de barras, recargas de celular, além as operações mais comuns.

Itaú



O banco exige que você cadastre uma senha de internet de seis a oito dígitos. Há ainda o iToken Itaú, código usado para validar as transações digitais. Você cadastra essas senhas em sua agência ou no próprio caixa eletrônico (opção Cartões e Senhas).

O app permite pagar contas usando leitor de código de barras e oferece o serviço de envio de comprovantes de pagamentos por aplicativos de troca de mensagens, com o WhatsApp. Outro serviço interessante é a opção de recarregar o celular pré-pago.

Bradesco



Você precisa da senha de internet de quatro dígitos e do gerador de códigos de segurança (Token). A ativação da senha e do Token é feita nas agências ou por telefone (0800 570 00 22). O sistema gera uma nova senha a cada transação, como pagamento de contas ou transferência.

Com o app, você pode pagar contas com código de barras, recarregar o celular e até depositar cheques, além das transações mais comuns.

Santander



A senha de internet (seis a oito caracteres) é necessária para as operações. Ela é obtida por um cadastro no próprio site do banco. Você também precisa ter e ativar o Cartão de Segurança On-line. Ao fazer a solicitação, ele será enviado por correspondência. Para usar o app, ainda é necessário desbloquear o celular (aba Celular/Mobilidade no site do banco).

O serviço permite pagamento de contas por código de barras e recarga de celular, além das operações mais comuns.

HSBC


Você deve gerar um código para a instalação do app preenchendo seus dados no menu Aplicativo Digital Life no site do banco. Depois de instalar, uma senha provisória vai ser enviada ao celular por SMS.

O banco também usa o sistema de Token, que gera um código de seis números a cada acesso. Também tem a opção de escanear o código de barras e permite os saques em caixa eletrônico mesmo sem cartão, utilizando o código Token.

Leia todas as notícias do dia
Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias