Seu problema é nosso
Ponte quebrada representa perigo para comunidade de Viamão
Prefeitura garante conserto em até 20 dias
Há cerca de 16 anos, um grupo de moradores do Bairro Santa Cecília, em Viamão, construiu, com recursos próprios, uma ponte para ligar as ruas Rincão da Querência e Dom Vital. Desde então, a estrutura da ponte não recebeu manutenção frequente e, em consequência disso, vem se deteriorando ao longo dos anos.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Agora, os moradores que utilizam a ponte pedem que a prefeitura ajude a melhorar as condições da única passagem entre as duas vias.
Pedestres e motos
Atualmente, a ponte está em péssimo estado, representando perigo para quem a usa para passar de um lado para o outro. Além de pedestres, a ponte também é usada para a passagem de motos, e o risco de acidentes, segundo a aposentada Graça Antônia Nunes, 68 anos, que há 29 mora na região, é bem grande.
– Há mais ou menos um ano eu caí nesta ponte e quebrei uma perna. As madeiras estão podres e a parte de baixo vai desabar a qualquer momento. Tenho vizinhos deficientes que não têm alternativa para passar, pois a ponte é muito arriscada – conta Graça.
Chuva
O pontilhão passa sobre um valão e, quando chove, o córrego transborda e, de acordo com Graça, a água chega a invadir as casas.
– A situação está terrível faz tempo, e quando dá temporal, só piora. A água suja sobe e fica impossível transitar na ponte. A água chega a entrar nas casas, o que incomoda ainda mais os moradores – reclama Graça.
Perigo
Desde a sua construção, a ponte passou por três consertos. Dois deles feitos pela própria vizinhança, que usou o que tinha em casa para remendar os buracos da madeira, na intenção de evitar acidentes.
Em uma das ocasiões, a prefeitura esteve no local e fez manutenção, mas não adiantou e, depois disso, nunca mais ajudou a comunidade neste sentido.
A moradora explica que ela e os vizinhos pedem constantemente para que o município faça a manutenção, mas que as promessas nunca passam de palavras e eles já perderam a esperança.
– Nós ficamos a mercê do perigo e eles nunca cumprem o que dizem – diz ela.
Material
Um dos problemas que fazem agravar a situação é que o pontilhão não tem corrimão ou qualquer tipo de proteção nas laterais.
Como a estrutura é estreita, só passam uma ou duas pessoas de cada vez. A ideia da comunidade é que a prefeitura substitua a estrutura de madeira por uma de concreto e coloque telas e corrimão.
Prefeitura promete fazer a manutenção em até 20 dias
A prefeitura de Viamão informou, nessa terça-feira, que já existe registro de uma solicitação referente ao pontilhão no Bairro Santa Cecília. O pedido, conforme a assessoria de comunicação, foi protocolado dia 9 de março.
O serviço consta na programação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) e, devido à grande demanda de serviços a serem executados, a solicitação da comunidade deve ser atendida num prazo de até 20 dias.
Contato
Reclamações e sugestões podem ser encaminhadas para a prefeitura pelo telefone gratuito 156, o Fala Cidadão. Atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h.
É importante guardar o número do protocolo porque ele é a garantia de que a demanda foi registrada.
Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook