Notícias



Seu problema é nosso

Ponte quebrada representa perigo para comunidade de Viamão

Prefeitura garante conserto em até 20 dias

17/03/2016 - 07h50min

Atualizada em: 17/03/2016 - 07h51min


Há cerca de 16 anos, um grupo de moradores do Bairro Santa Cecília, em Viamão, construiu, com recursos próprios, uma ponte para ligar as ruas Rincão da Querência e Dom Vital. Desde então, a estrutura da ponte não recebeu manutenção frequente e, em consequência disso, vem se deteriorando ao longo dos anos.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Agora, os moradores que utilizam a ponte pedem que a prefeitura ajude a melhorar as condições da única passagem entre as duas vias.

Pedestres e motos

Atualmente, a ponte está em péssimo estado, representando perigo para quem a usa para passar de um lado para o outro. Além de pedestres, a ponte também é usada para a passagem de motos, e o risco de acidentes, segundo a aposentada Graça Antônia Nunes, 68 anos, que há 29 mora na região, é bem grande.

– Há mais ou menos um ano eu caí nesta ponte e quebrei uma perna. As madeiras estão podres e a parte de baixo vai desabar a qualquer momento. Tenho vizinhos deficientes que não têm alternativa para passar, pois a ponte é muito arriscada – conta Graça.

Chuva

O pontilhão passa sobre um valão e, quando chove, o córrego transborda e, de acordo com Graça, a água chega a invadir as casas.

– A situação está terrível faz tempo, e quando dá temporal, só piora. A água suja sobe e fica impossível transitar na ponte. A água chega a entrar nas casas, o que incomoda ainda mais os moradores – reclama Graça.

Perigo

Desde a sua construção, a ponte passou por três consertos. Dois deles feitos pela própria vizinhança, que usou o que tinha em casa para remendar os buracos da madeira, na intenção de evitar acidentes.

Em uma das ocasiões, a prefeitura esteve no local e fez manutenção, mas não adiantou e, depois disso, nunca mais ajudou a comunidade neste sentido.

A moradora explica que ela e os vizinhos pedem constantemente para que o município faça a manutenção, mas que as promessas nunca passam de palavras e eles já perderam a esperança.

– Nós ficamos a mercê do perigo e eles nunca cumprem o que dizem – diz ela.

Material

Um dos problemas que fazem agravar a situação é que o pontilhão não tem corrimão ou qualquer tipo de proteção nas laterais.

Como a estrutura é estreita, só passam uma ou duas pessoas de cada vez. A ideia da comunidade é que a prefeitura substitua a estrutura de madeira por uma de concreto e coloque telas e corrimão.

Prefeitura promete fazer a manutenção em até 20 dias

A prefeitura de Viamão informou, nessa terça-feira, que já existe registro de uma solicitação referente ao pontilhão no Bairro Santa Cecília. O pedido, conforme a assessoria de comunicação, foi protocolado dia 9 de março.

O serviço consta na programação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) e, devido à grande demanda de serviços a serem executados, a solicitação da comunidade deve ser atendida num prazo de até 20 dias.

Contato

Reclamações e sugestões podem ser encaminhadas para a prefeitura pelo telefone gratuito 156, o Fala Cidadão. Atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h.

É importante guardar o número do protocolo porque ele é a garantia de que a demanda foi registrada.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias