Papo Reto
Manoel Soares: "O que ninguém cogita é que seu filho, um dia, pode estar entre os estupradores"
Colunista fala sobre o caso da menina de 16 anos estuprada por mais de 30 homens no Rio
Depois do absurdo caso da menina de 16 anos estuprada por mais de 30 homens, vi muita gente fazendo todo tipo de comentário. Tinham desde imbecis que tentavam justificar o que aconteceu como algo normal a gente acusando a menina de ser culpada.
O que ninguém cogita é que seu filho, um dia, pode estar entre os estupradores. Sim, porque os animais que fizeram aquilo vieram da mesma sociedade da menina estuprada.
Quando nossos filhos são pequenos e falam da bunda de uma menina na rua, como reagimos? Geralmente vejo os pais elogiarem o bom gosto dos filhos. Em raros casos, vejo uma repreensão.
Confira outras colunas do Manoel Soares
Quando o filho adolescente recebe uma foto de colega nua no celular, que orientação recebe em casa?
Isso ocorre todos os dias – e não podemos fechar os olhos. Em escolas aqui do Estado, meninas são coagidas a pegar no pênis de meninos, inclusive ameaçadas por outras meninas. Não vou me estender pois a vitima pediu sigilo, mas essa realidade é muito próxima da gente.
O estupro que vimos é o extremo da violência contra uma mulher e a raiz disso é a forma como educamos nossos filhos. Os meninos são criados como predadores e, quando adolescentes, veem as meninas como presas a serem abatidas.
Leia mais notícias do dia
Se você tem filho ou irmão adolescente, se pergunte: se ele estivesse lá, o que faria? Tão importante quanto não querer que sua filha seja estuprada é eliminar qualquer possibilidade de seu filho ser um estuprador. Quem violentou aquela menina foi educado por nós.
Se um menino estupra uma menina, é distúrbio de uma pessoa. Se 30 fazem isso, é um distúrbio nosso.