Notícias



Alunos especiais

Turma da Apae precisa de uma forcinha para ver as paraolimpíadas

Grupo de nove alunos da Escola de Educação Especial Nazareth, de Porto Alegre, ganharam passagens aéreas para ir ao Rio de Janeiro durante os Jogos Paraolímpicos e estão em campanha para conseguir recurso para as outras despesas

09/08/2016 - 09h46min

Atualizada em: 09/08/2016 - 09h54min


Roberta Schuler
Enviar E-mail
Turma está na torcida para conseguir o dinheiro necessário para a viagem

É para ver de perto o esforço de atletas paraolímpicos, que pode servir de estímulo para a superação das próprias dificuldades, que nove alunos da Apae Porto Alegre, atendidos na Escola de Educação Especial Nazareth, vão viajar para o Rio de Janeiro, no próximo mês, para assistir a algumas provas do Jogos Paraolímpicos do Rio.

A partir de um projeto inscrito pelos professores de Educação Física, a escola foi contemplada com passagens doadas pela Gol Linhas Aéreas. A Apae garantiu a hospedagem. Agora, os alunos e professores estão em campanha para conseguir doações que garantam os ingressos para as provas – pretendem assistir às modalidades de atletismo, natação e futebol 5 (praticado por atletas cegos) –, a alimentação e o deslocamento no Rio.

Leia mais:
Saiba quando é hora de começar a falar sobre finanças com seu filho
"Precisamos deixar de olhar apenas para a patologia", diz especialista em educação inclusiva
Negar vagas para pessoa com deficiência em escolas regulares agora é crime

– Queríamos fazer com que eles participassem como espectadores de uma competição de nível mundial, para verem as dificuldades e a superação. Vão se sentir em casa porque eles já se superam e vão passar isso para os outros que vão ficar aqui – explicou o professor de Educação Física Alex Braum, que, junto com a professora Silvana Fernandes, vai acompanhar o grupo.

Pizza

Os alunos que vão viajar têm idades entre 20 e 30 anos e possuem deficiência intelectual. Dois têm síndrome de Down. Todos fazem parte da equipe de treinamento esportivo da escola.

O embarque está previsto para a manhã do dia 12 de setembro. À noite, a ideia é que eles assistam às provas de atletismo e depois conversem sobre a experiência no hotel, comendo uma pizza. No dia 13, estão previstas as provas de natação e futebol 5. No dia 14, dia do retorno, conforme o orçamento, a intenção é conhecer pontos turísticos do Rio.

Diandra está ansiosa pela viagem

Sonho de ver atletas e artistas

A expectativa pela viagem está mobilizando os alunos. Diandra da Costa Neto, 21 anos, joga handebol, faz corrida e capoeira. Está ansiosa:

– Eu estou muito feliz! Queria ver a Daiane dos Santos (ex-ginasta gaúcha, atualmente comentarista da Globo).

Boleiro de talento, Fernando Almeida, 31 anos, quer ver o futebol 5. E explica:

– Tem que fazer silêncio para não atrapalhar. Só pode comemorar se for gol.

Por ser goleiro, Adriano Raldi, 30 anos, também estará de olho no futebol. Já Gislaine Souza Vaz, 23 anos, está com o figurino pronto para fazer a viagem.

– Eu quero ver os artistas! –disparou.

Guilherme Pinto Sagrillo, 25 anos, resume o sentimento do grupo:

– Para cada um de nós essa viagem é um sonho. Pessoal, ajudem a gente!

Para ajudar

/// Escola de Educação Especial Nazareth: contatos pelo telefone 3336-8910.
/// As doações podem ser feitas por meio de depósito bancário: Banco do Brasil, agência 0010-8, conta 17.014-3, CNPJ: 92828110/0001-64.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias