Pequeno engano
Candidata em Rondônia faz campanha com número errado e só descobre na hora do voto
Edilamar Quintão (PTN) se lançou com o número 19.159, mas ao digitar a sequência na urna ficou sabendo que candidatura era inexistente
Durante a campanha eleitoral, a professora Edilamar Quintão, candidata a vereadora pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) em Guajará-Mirim, segunda maior cidade de Rondônia, espalhou santinhos pelas ruas e nas mãos dos moradores com o número 19.159. No domingo, ao digitar o número na urna eletrônica, Edilamar ficou sabendo que sua candidatura era inexistente.
Isso porque o número registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia era diferente do número impresso nos santinhos. O correto era 19.789. Segundo a Veja, o 1º Cartório Eleitoral de Guajará-Mirim havia feito uma audiência pública logo após a validação das candidaturas para resolver possíveis erros. Edilamar, porém, não compareceu.
– Quando digitei apareceu candidato inexistente, então chamei o presidente da seção para ver o que estava acontecendo. Ele conferiu o número e disse que era 19.789. Fiquei frustrada e estou muito decepcionada com isso – disse a candidata em entrevista ao G1.
Edilamar registrou ocorrência na delegacia de polícia, mas o juiz da 1ª zona eleitoral de Rondônia, Paulo José do Nascimento Fabrício, disse em entrevista ao Extra que o erro foi inteiramente da candidata.
– Tenho 30 anos de serviço público e nunca vi isso acontecer. Um candidato não fiscalizar o número é uma falha muito grave. Imagina fiscalizar os números da prefeitura – criticou o juiz.
Edilamar recebeu apenas três votos. Não se sabe se um dos votos foi dela mesma.