Seu problema é nosso
Falta de iluminação em estação do Trensurb causa insegurança entre usuários em Canoas
Há cerca de dois meses, não há qualquer tipo de iluminação na Estação São Luís, o que gera risco para os usuários do transporte público.
Pavor em meio à escuridão. Este é o sentimento dos moradores dos arredores da Estação São Luís da Trensurb, em Canoas. Há cerca de dois meses, não há qualquer tipo de iluminação no lugar, o que gera risco para os usuários do transporte público.
Leia mais
Com asfalto em falta na cidade, buraqueira marca presença nas ruas de Porto Alegre
Com problema raro de visão, menino precisa de ajuda para comprar óculos especiais vindos do Canadá
Depois de três adiamentos, bebê consegue realizar cirurgia no crânio em Porto Alegre
— É horrível. A gente vive com medo constantemente em um mundo de insegurança — conta Rosemary Pereira Machado, 50 anos, que vai todos os dias trabalhar na Capital, em dois empregos, como operadora de telemarketing e auxiliar administrativa.
Problema duplo
No retorno da sua jornada de trabalho, Rosemary chega à estação em torno das 22h20min. Neste mesmo horário, o ônibus, da linha T198 Integração São José/Parque Universitário, da empresa Vicasa, tem sua saída. Este é o único coletivo que a leva em direção a sua casa. Com a partida dele, os usuários precisam esperar pelo próximo.
— Às vezes, o trem chega e o ônibus arranca. Em alguns momentos, o motorista fica olhando, vendo os passageiros descerem, mas tem dias que não dá tempo — relata.
A espera, então, é longa: o próximo horário do transporte é somente às 23h10min. Por isso, Rosemary buscou uma alternativa para não aguardar no escuro. A operadora de telemarketing paga para que seu vizinho a busque na estação todos os dias, com um custo de R$ 6 por corrida. Sem essa opção, os riscos aparecem:
— Já quase fui assaltada. Uma pessoa ficou me seguindo, mas consegui ir para casa.
Quando depende do ônibus, não existem muitas soluções:
— São muitas pessoas que ficam aguardando pelo próximo coletivo. Nós, mulheres, ficamos juntas, esperando por quase uma hora.
Trem: sem contrato de manutenção
A Trensurb afirma que o processo licitatório para manutenção das lâmpadas está em trâmite (Edital de Pregão Eletrônico número 294/ 2017, publicado em 16/2).
A empresa explica que, depois de finalizado o processo de contratação, a previsão de assinatura do contrato é até o final do mês de março. Posteriormente, as lâmpadas serão trocadas. Entretanto, a Trensurb não informou uma data precisa para isso.
A Metroplan esclarece que a orientação dada aos motoristas é para que cumpram a tabela de horários. Apesar disso, quando está chegando algum trem, "o motorista pode aguardar alguns minutos". A entidade ainda salienta que o número de viagens de trem é superior ao de viagens de ônibus.
De acordo com a Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Canoas, serão feitos reparos no entorno da Estação São Luís da Trensurb nesta semana, como manutenção na rede e troca das lâmpadas queimadas.
Denúncias
Para sanar problemas públicos de Canoas, assim como em outras cidades, moradores devem entrar em contato com a administração do seu município e registrar o protesto. Assim, ao ser notificada do problema, a prefeitura poderá tomar providências.
A prefeitura de Canoas reforça o pedido à população: os registros devem ser feitos na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Ipiranga, 120, Centro, ou pelo telefone 0800-510-1234.
Com o número do protocolo, o cidadão pode cobrar o andamento do serviço. Todos os pedidos são atendidos conforme a demanda das secretarias, diz a prefeitura.
*Produção: Eduarda Endler