Dinheiro mais cedo
Aposentados se reúnem com presidente do INSS nesta quinta-feira para discutir adiantamento do 13º salário
Pagamento da primeira parcela é esperada para agosto, mas depende de decreto presidencial
Representantes do Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos (Sindnap) participam, na tarde desta quinta-feira (12), de reunião com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Edison Garcia, para discutir o adiantamento de 50% do 13º salário aos beneficiários da Previdência.
— Sabemos que tem todo um procedimento, que ele (Garcia) tem que enviar o nosso pleito aos seus superiores e que o abono é pago por decreto presidencial, mas não vamos deixar de cobrar o que é um direito nosso — afirma Marcos Bulgarelli, presidente do Sindnapi. Segundo ele, a parcela é adiantada em agosto desde 2006.
Consultada pela reportagem, a assessoria do INSS informou, por telefone, que a confirmação do pagamento adiantado da primeira parcela do 13º salário depende de decreto presidencial de Michel Temer. Em reportagem publicada na edição digital desta quinta-feira, o jornal Folha de S. Paulo informou que uma fonte do instituto disse não haver previsão de mudar o processo de pagamento adotado em 2017 — quando o adiantamento teve início em agosto.