Cinema
"Sobre Marias e Terezas": curta-metragem filmado na Lomba do Pinheiro será exibido para moradores
Filme retrata a vida e a história da comunidade através do olhar de duas mulheres
Primeiro filme totalmente rodado na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Sobre Marias e Terezas retrata a vida e a história dessa comunidade pelo olhar de duas mulheres. Em 22 minutos, o curta-metragem produzido pelo Coletivo Das Flor mistura ficção e realidade ao expor o dia a dia da comerciante Maria (Maria Ilça Prusch Marques, 71 anos) e da cuidadora de crianças Tereza (Terezinha Francisco, 70 anos), ambas já aposentadas, que chegaram ao bairro há 40 anos. A obra será exibida para a comunidade pela primeira vez neste sábado no salão da Igreja São Pedro, às 16h – com mais três projeções previstas (veja as datas e horários abaixo). Todas terão entrada franca.
Ao contarem suas histórias, as protagonistas revelam um pouco do passado da Lomba, das dificuldades de deslocamento em um bairro que nascia em meio a Zona Rural, dos desafios para se ir trabalhar e da falta de transporte público. Toda a narrativa é desenvolvida com um fundo poético e musical, e o filme traz depoimentos e cenas que ilustram os hábitos, a religiosidade, as paixões, frustrações e as relações afetivas de quem vive na região.
Música
Outra característica forte do bairro que é evidenciada no vídeo é a musicalidade. A música tema foi composta e interpretada por Álvaro Vilaverde e contou com a participação da Orquestra do Instituto Popular de Arte-Educação, uma ONG da Lomba do Pinheiro.
Segundo a diretora da obra Luciane Panisson, a ideia de fazer o documentário surgiu a partir do convívio com as pessoas que participam das oficinas de teatro do Coletivo Das Flor. Em novembro de 2014, este primeiro contato deu origem a uma fábula urbana que percorreu as ruas da Lomba do Pinheiro. O espetáculo Lombay foi resultado do projeto Das Flor _ um Diálogo Antropológico com a Lomba do Pinheiro.
Leia também:
Escultura desperta curiosidade nos moradores do bairro Restinga
Estudante de São Paulo vive final de semana de turista em Alvorada
Filme rodado em Alvorada tem estrela global no elenco
– Agora, tínhamos a necessidade de compartilhar a história dessa comunidade numa escala maior. A Lomba do Pinheiro é muito mais do que a questão da violência, que é tão evidenciada.
Neste contexto, Maria e Tereza foram escolhidas para falar de protagonismo feminino por meio de suas vidas, representando todas as mulheres guerreiras do bairro. Ao longo dos depoimentos, ambas mostram como estão à frente de suas escolhas de vida.
– Elas vêm de gerações que eram muito submissas com suas relações patriarcais e, ainda assim, se tornaram mulheres que hoje decidem o que querem fazer da própria vida – explica Luciane.
"Representam todas que têm suas vidas nas mãos"
Embora já tivessem tido a experiência do teatro, com o espetáculo Lombay, foi a primeira vez que Maria e Tereza encararam o vídeo:
– No começo, não queria, mas, depois, não quis mais parar de falar. Me sinto realizada por morar na Lomba. Tenho tudo aqui: meus grupos de caminhada, ginástica, artesanato. Sou espontânea e o bairro combina comigo – admite Tereza.
– Nunca sonhei em participar de um filme que contasse a minha vida. As Marias e as Terezas representam todas as mulheres que têm suas vidas nas mãos. Eu sou três mulheres a mais do que era quando cheguei aqui, há 40 anos. Tinha 18 anos, era um bicho do mato – recorda Maria.
Junto com a história da Maria e da Tereza, o documentário também mostra o protagonismo de Eveliana Marques, que é uma atriz que nasceu na Lomba do Pinheiro, filha de Maria:
– É um documentário ficcional que é muito teatral e mexe com as emoções dos moradores da Lomba. Para mim, também foi um resgate da minha infância – conta a professora de teatro e palhaça profissional.
A única exibição feita até agora foi direcionada aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti, localizada no bairro. Segundo Luciana, a ideia de levar o documentário até eles era fazer com o que os jovens se inspirassem nas histórias de vida das protagonistas.
– A Lomba do Pinheiro é um bairro muito peculiar e é importante que os moradores se reconheçam como protagonistas dele.
Filmado entre abril e maio de 2017, o curta-metragem é financiado Fumproarte da Secretaria Municipal de Cultura – prefeitura de Porto Alegre.
Sessões de estreia
/// 22/9, sábado, às 16h, no Salão da Igreja São Pedro (Rua Roque Gonzales, s/n°, Lomba do Pinheiro)
/// 28/9, sexta-feira, às 19h30min e às 20h, na escadaria da Igreja das Dores (Rua dos Andradas, 587, Centro Histórico)
/// 30/9, domingo, às 19h, no jardim do Museu Joaquim José Felizardo (Rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa)
/// 8/10, segunda-feira, às 19h, no CineBancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico)
/// Entrada franca em todas as projeções.
/// A classificação etária é livre.
Ficha técnica - Sobre Marias e Terezas:
Direção: Luciane Panisson
Roteiro: Luciane Panisson, Juliano Ramos e Vitória Monteiro.
Produção Executiva: Leandro Elgelke
Direção de Fotografia: Caio Rodrigues
Direção de Arte e Figurinos: Margarida Rache
Entrevistados: Cleny Terezinha Francisco, Eveliana Marques (Ekin), Hélio Ferreira Franco e Maria Ilça Prusch Marques.
Duração: 22 minutos
Classificação etária: livre