Porto Alegre
Restinga terá nova rede de água a partir de novembro
Para não ficarem sem abastecimento, cerca de 200 moradores precisam realizar cadastramento
As obras que tiveram início em 2016 para melhorar o abastecimento de água no bairro Restinga, zona sul da Capital, estão em fase de conclusão. Em breve, o bairro estará 100% com as novas redes de água. Entretanto, os moradores precisam se conectar às novas redes, para não correrem o risco de ficar sem abastecimento. Para ligar-se à nova canalização, o morador precisa assinar um requerimento para um novo cadastro do ramal.
A medida deve beneficiar 30 mil pessoas. No momento, cerca de 200 residências ainda não fizeram o cadastro. Uma equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tem percorrido as ruas do bairro para conversar com os moradores e explicar o que precisa ser feito.
Débitos
O morador não terá que desembolsar nada para que a nova ligação seja feita. Apenas se estiver com débitos na conta de água.
O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, explica que quem os que possuem dívidas poderão negociar com o Departamento.
– Deixaremos esse débito em negociação e criaremos um novo cadastro – afirma Darcy.
Leia também
Alunos de escola da Restinga têm aulas de português e matemática pela primeira vez neste ano
Voluntários unem-se para manter o trabalho de Roni Ferrari na Casa da Sopa
A nova canalização substitui uma rede que foi construída na década de 1980.
– Houve um esgotamento da vida útil da rede antiga. Havia muito rompimentos, fugas de água. Então, decidiu-se trocar tudo – explica o diretor.
Segundo Darcy, com a nova rede haverá uma diminuição de casos que precisem de reparos por parte do Dmae.
– Cada vez que acontece um problema e precisamos consertar, temos que desabastecer algum cano e parar o abastecimento. Agora, haverá menos eventos assim, mais regularidade e menos transtorno para os moradores – aponta.
Araci Alice Martins dos Santos, 76 anos, possuía débitos com o Dmae. Agora, a aposentada garante que irá negociar a dívida e realizar o cadastro do novo ramal.
– Ficamos mais descansadas, não vamos correr o risco de ficar sem água – diz a aposentada.
Regularização é possível
Pelo bairro, ainda é possível encontrar moradores que não têm conhecimento do motivo das obras e tampouco que podem ficar sem água.
– Só vi eles arrumando. Mas não tenho relógio nem sabia que poderia ficar sem água _ conta a moradora Lidiane Garcia, 30 anos.
O diretor do Dmae diz que, com a nova rede, será possível também regularizar moradores e ter o conhecimento exato da quantidade de água que é utilizada no bairro.
– No momento, há uma quantidade significativa de moradores utilizando água sem serem clientes cadastrados. Isso diminui a pressão da água, prejudicando eles e os outros _ ressalta Darcy.
Calendário
/// A previsão é de que no dia 5 de novembro ocorra o primeiro desligamento da rede antiga na Área 1. A Área 2 será desativada a partir do dia 19. E na última semana de novembro, a Área 3.
/// Se houver pendências de pagamento, é preciso ir até um Posto de Atendimento do Dmae para regularização. O mais próximo da Restinga fica na Rua José Montaury, 159, no centro da Capital.
/// Para mais informações, é possível contatar o telefone 156, opção 2.