Vila Santo Agostinho
Posto de saúde na zona norte de Porto Alegre passa a funcionar até as 22h na quinta-feira
Unidade Básica de Saúde Ramos, no bairro Rubem Berta, passou por reformas para atender em horário estendido
A partir desta quinta-feira (21), Porto Alegre passará a contar com a quarta unidade de saúde aberta até 22h para atendimento da população. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Ramos, na vila Santo Agostinho — bairro Rubem Berta, ZonaNorte —, estava fechada para reformas desde outubro e passa, agora, a funcionar com atendimento ampliado.
A reabertura da unidade ocorre às 17h desta quinta-feira. Os atendimentos começam, efetivamente, às 18h — e seguem até as 22h. O evento de inauguração abre a semana de aniversário da Capital.
A unidade teve reforma do piso, troca de revestimentos e reparos na rede elétrica. Uma varanda foi fechada e possibilitou a ampliação da sala de espera. Além da melhora estrutural, o posto de saúde passa a contar com novos serviços característicos das unidades com horário estendido. Estarão disponíveis coleta de exames, pequenos curativos e serviço odontológico, este a partir do mês de abril.
Leia também
Saúde: obra de centro de atendimento a crianças e adultos está parada em Viamão
Após seis meses sob nova gestão, Hospital da Restinga registra aumento no número de procedimentos
Além da UBS Ramos, outras três unidades já funcionam com horário estendido em Porto Alegre: Modelo, São Carlos e Tristeza. Até o fim do ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quer ampliar o horário de outros quatro, que ainda não foram definidos.
Segundo a SMS, uma das maiores dificuldades para a ampliação do horário dos postos é a necessidade de maior número de profissionais. Enquanto não é aberto concurso para médicos, a prefeitura seleciona os profissionais para a Estratégia de Saúde da Família por meio de contrato temporário. Os salários chegam a R$ 13 mil.