Diversas opções
IFRS tem mais de 1,4 mil vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos; veja como se inscrever
Interessados podem se candidatar até 8 de maio
Começam nesta quinta-feira (18) as inscrições para o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). São mais de 1,4 mil vagas em cursos técnicos de nível médio (concomitantes e subsequentes), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e graduação. As aulas se iniciam no segundo semestre de 2019.
Para se inscrever, os alunos interessados terão até 8 de maio para realizar a inscrição, que deverá ser feita no site de ingresso do IFRS. Aqueles que não têm acesso à internet podem se dirigir até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. A inscrição tem uma taxa de R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para os cursos de graduação. A exceção é a seleção para ingresso em cursos de EJA, que não têm taxa de inscrição.
As vagas para os cursos, todos gratuitos, estão disponíveis em nove campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Rolante e Viamão. Abaixo, confira como funcionará o processo de seleção para cada categoria com vagas disponíveis:
Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio
O estudante pode optar pelo ingresso mediante prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizando a nota do Enem ou somente realizando a prova. Caso escolha ingressar pelo escore do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). Se optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio, como matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas Tecnologias. O edital com as opções de cursos disponíveis pode ser conferido neste site.
Cursos superiores
Assim como a inscrição para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, os estudantes que tenham interesse em cursos superiores poderão optar por utilizar a nota do Enem e de uma prova (neste caso, composta por 45 questões que avaliam os conhecimentos adquiridos no Ensino Médio – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), só a nota do Enem ou só a nota da prova. Ao optar pela prova, o candidato deverá fazer, também, fazer uma redação. O edital com as opções de cursos disponíveis pode ser conferido neste site.
Curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA
Para participar da seleção de ingresso em cursos de EJA não há taxa de inscrição nem necessidade de realizar prova. Basta fazer a inscrição, entregar a documentação exigida e assistir a uma palestra. O edital pode ser conferido neste site.