Notícias



Seu Problema é Nosso

Grupo de costura confecciona máscaras para hospitais de Canoas

Rede de solidariedade vai doar acessórios para o Hospital Nossa Senhora das Graças e para o Hospital Universitário de Canoas

21/04/2020 - 09h31min


Arquivo pessoal / Rose Batistel
Cerca de 4,5 mil máscaras já foram doadas a hospitais de Canoas

Um grupo de costura de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, está confeccionando máscaras para doar a dois hospitais da cidade. Em um mês, cerca de seis mil acessórios já foram produzidos e entregues pela rede de solidariedade.  

O projeto voluntário foi criado por Rose Batistel, professora de patchwok - técnica artesanal que une tecidos com uma infinidade de formatos variados -, e cerca de 15 alunos. A ideia surgiu após a paralisação das aulas em decorrência da pandemia de coronavírus, além da falta de material de proteção para profissionais da saúde nos hospitais da cidade.  

LEIA MAIS  
Vila Safira ganhou uma praça após apelo de morador ao DG
Nos 20 anos do DG, conheça João Vitor, o menino que caminha no rumo certo
Iniciativa em São Leopoldo combate a fome de comida e de afeto

A professora recebe os tecidos, realiza o corte e entrega nas casas dos alunos para que eles possam  confeccionar as máscaras. Logo após, os acessórios são encaminados para o Hospital Nossa Senhora das Graças e para o Hospital Universitário de Canoas.  

Conforme a professora Rose Batistel, até o momento foram produzidas 4,5 mil máscaras de tecidos cirúrgicos, especialmente para os dois hospitais. A ideia agora é seguir confeccionando para os profissionais de saúde, mas também realizar a doação para pessoas mais vulneráveis.  

- Nosso projeto começou de um jeito, mas mudou. Iremos continuar com a doação para os hospitais, mas também estamos produzindo máscaras de tecidos para a população. Eles podem lavar e reaproveitar, sem precisar descartar - explica a professora. 

Ainda segundo Rose, o grupo está contando com a ajuda do grupo de mulheres da Igreja Luterana Castelo Forte de Canoas e também auxílio de empresários da região, que realizam a doação do material.  

Uma das voluntárias é a aluna Bárbara Madalena Campos, professora de história e moradora de Triunfo, na Região Carbonífera. Segundo ela, a iniciativa também é para mostrar que os profissionais de saúde, que estão na linha de frente, não estão sozinhos.  

 - Eles estão em um campo de guerra, então a gente vai se virando. Eu pedi ajuda para amigas e conseguimos produzir também para Unidades Básicas de Saúde da minha região. - completa Bárbara.  

Como ajudar

/// O grupo pede a doação de qualquer tipo de tecido, incluindo lençóis que podem virar máscaras e elásticos.
/// Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (51) 99686-1029, com Rose Batistel. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias