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Lotéricas e agências da Caixa registram filas de trabalhadores em busca do auxílio de R$ 600

Na Restinga, por exemplo, pessoas aguardaram por horas pelo atendimento

09/04/2020 - 20h51min


Alberi Neto
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Tiago Boff
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André Ávila / Agencia RBS
Na agência da Caixa na Restinga, fila se estendia pela quadra

O primeiro dia do pagamento do auxílio emergencial aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, desempregados e autônomos gerou uma corrida às lotéricas e agências da Caixa em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, o governo federal depositou R$ 1,5 bilhão para 2,5 milhões de brasileiros com contas na Caixa e no Banco do Brasil. Nesta etapa, foram contempladas somente pessoas inscritas no Cadastro Único. 

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A superintendência da Caixa no Rio Grande do Sul afirma que ainda não há dados sobre pessoas já atendidas e os valores depositados no Estado. 

A ida massiva a bancos e lotéricas contrariou recomendação da própria Caixa. Isso porque, apesar de estar disponível, o valor ainda não pode ser sacado por quem recebeu a primeira parcela de R$ 600. No momento, só é possível movimentar os recursos por meio de internet banking, aplicativo ou compras realizadas no cartão de débito.  

Na Restinga, na Zona Sul,a fila  de pessoas que aguardavam a abertura da única unidade da Caixa no bairro se estendia por toda a quadra, mesmo uma hora antes do início do atendimento. A agência bancária trabalhava com seis funcionários – para evitar exposição dos servidores, 70% dos contratados estão atuando de casa.

Filas

A comerciante Patrícia Regina Pinto, 31 anos, foi uma entre os moradores da Tinga que precisaram sair de casa ontem. Ela está incluída na categoria de chefe de família, o que permite receber uma quantia maior que os R$ 600 que serão entregues à maioria das pessoas com direito ao benefício assistencial. Para isso, Patrícia precisa incluir os dados do filho, João, nove anos, no aplicativo disponibilizado pela Caixa.

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– Coloquei meus dados, depois fui alterar para colocar os dele, mas já estava em análise. Liguei para os telefones disponíveis, mas não consegui falar com nenhum atendente. Por isso resolvi ir até o banco – explicou Patrícia.

A comerciante chegou no local pela manhã, mas, depois de três horas na fila, desistiu de esperar por atendimento. Segundo ela, um atendente a informou que precisaria esperar a análise ser concluída no aplicativo. Como o filho está no grupo de risco da covid-19 – João é asmático –, Patrícia achou melhor voltar para casa e evitar a exposição desnecessária.

Só ontem, no primeiro dia de atendimento, o governo federal depositou R$ 1,5 bilhão para 2,5 milhões de brasileiros com contas na Caixa e no Banco do Brasil. Nesta etapa, foram contempladas somente pessoas inscritas no Cadastro Único.


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