100% SUS
Hospital Vila Nova vai inaugurar 60 novos leitos de enfermaria para tratamento da covid-19
Com a inauguração, hospital terá 552 leitos de baixa e média complexidade
O Hospital Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, vai abrir 60 novos leitos de enfermaria para tratamento da covid-19. A inauguração das unidades, destinadas à baixa e média complexidade, ocorrerá nesta terça-feira (20).
Segundo a administração do hospital, os leitos serão destinados 100% para pacientes do Sistema Único de Saúde. Com a inauguração, a instituição terá 552 equipamentos destinados às unidades de enfermaria.
A obra foi custeada com recursos próprios, enquanto o pagamento pelo atendimento aos pacientes do SUS se dará por convênio.
Os leitos de enfermaria são os que mais tiveram queda desde o pico da doença. O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, diz que ainda assim não se pode "baixar a guarda":
— Este reforço é muito importante, pois mesmo que estejamos vivendo um momento de estabilização nas internações, não podemos baixar a guarda. A situação ainda é difícil e temos que nos manter alertas e preparados para cuidar da população.
Novos leitos de UTI
No próximo mês, o hospital vai inaugurar mais 20 leitos em sua Unidade de Terapia Intensiva para covid-19. Atualmente, a instituição conta com quatro UTIs compostas por 56 vagas para tratamento de pacientes acometidos pelo coronavírus.
Leia também
Número de internados com covid-19 em leitos clínicos do RS cai 51,7% em relação ao pico
Máscaras PFF2/N95: um guia sobre o equipamento de proteção individual
É possível usar vacinas contra a covid-19 diferentes para a primeira e segunda doses? Veja perguntas e respostas
Conforme a assessoria de imprensa do hospital, nos últimos três anos, foram 341 vagas abertas no hospital. São realizados cerca de 200 mil atendimentos ambulatoriais por ano e mais de 15 mil internações no ano.