Reforço
Porto Alegre inicia redução de intervalo para terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir desta terça-feira
Quem recebeu a segunda aplicação de CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer até 7 de agosto já pode procurar as unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre anunciou na manhã desta terça-feira (21) o calendário para início da aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 com intervalo reduzido de cinco para quatro meses, conforme orientação do Ministério da Saúde. O público a ser contemplado com o reforço é de cerca de 120 mil pessoas, e a chamada aos postos será feita de forma escalonada, com a diminuição do período decorrido entre as aplicações ocorrendo em duas etapas.
Quem completou o esquema primário (de duas doses) com os imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer até o dia 7 de agosto já pode procurar as unidades de saúde da Capital a partir de hoje – o intervalo entre a segunda e a terceira dose será, portanto, de quatro meses e 15 dias. O imunizante a ser utilizado é o da Pfizer. Em Porto Alegre, a vacinação está disponível em 47 pontos nesta terça.
A partir da próxima segunda-feira (27), o período entre a segunda e a terceira dose passará a ser de exatos quatro meses: todos aqueles vacinados com a segunda dose até 27 de agosto estarão habilitados a receber a terceira.
Leia mais
Vacina contra covid-19 é importante e segura para crianças, destacam especialistas em saúde
Em Eldorado do Sul, Zé Gotinha e equipe podem ser convidados para eventos
De terça-feira (28) em diante, a ampliação do público será dia a dia, contando-se sempre a partir da segunda aplicação: vacinados com a segunda dose até 28 de agosto recebem a terceira em 28 de dezembro, vacinados com a segunda dose até 29 de agosto recebem a terceira em 29 de dezembro e assim por diante.
A dose de reforço da Janssen segue um esquema diferente: hoje, estão recebendo a segunda aplicação os vacinados até 9 de julho.
A alteração foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no domingo (19), e teve aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne as secretarias estadual e municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, na segunda-feira (20).
Primeira dose
- Público: pessoas com 12 anos ou mais
- Onde: 42 unidades de saúde, Shopping João Pessoa e quatro farmácias parceiras
- Endereços e horários: confira no link
- Documentação: documento de identidade com CPF
Segunda dose de CoronaVac/Butantan
- Público: pessoas que receberam a primeira dose até 23 de novembro (28 dias)
- Onde: 15 unidades de saúde e Shopping João Pessoa
- Endereços e horários: confira no link
- Documentação: identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação
Segunda dose de Pfizer/AstraZeneca
- Público: pessoas que receberam a primeira dose até 26 de outubro (oito semanas)
- Onde: 42 unidades de saúde, Shopping João Pessoa e quatro farmácias parceiras
- Endereços e horários: confira no link
- Documentação: identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação
Terceira dose (reforço)
- Público: pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até 7 de agosto (quatro meses e 15 dias) e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 23 de novembro (28 dias)
- Onde: 42 unidades de saúde, Shopping João Pessoa e quatro farmácias parceiras
- Endereços e horários: confira no link
- Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses. Imunossuprimidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Dose de reforço da Janssen
- Público: pessoas vacinadas com Janssen até 9 de julho
- Onde: oito unidades de saúde (Álvaro Difini, Assis Brasil, Glória, IAPI, Santa Cecília, Santa Marta, São Carlos e Tristeza) e Shopping João Pessoa
- Endereços e horários: confira no link
- Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro da Janssen