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1.588 ALUNOS

Estudantes de cinco escolas municipais da Capital estudarão em tempo integral a partir de segunda-feira

Proposta prevê acompanhamento pedagógico mensal e pretende melhorar indicadores da educação

17/02/2022 - 15h12min

Atualizada em: 17/02/2022 - 15h13min


Nádia Martins
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Nádia Martins / Agencia RBS
Diferencial da proposta é o monitoramento mensal e não trimestral

Cinco escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre terão turno integral a partir da próxima segunda-feira (21). São 1.588 alunos que participarão dessa primeira implementação. A ampliação do projeto para 2023 vai depender do diagnóstico das infraestruturas das escolas que ficará pronto no final de fevereiro. Os alunos incluídos na proposta são os mesmos já matriculados nas escolas.

Conforme a secretária municipal de educação, Janaina Audino, a construção do projeto foi feita com a comunidade, e o diferencial da proposta é o monitoramento mensal e não trimestral.

Vamos para a segunda fase, que é colocar em prática tudo aquilo que a gente organizou. Vamos ter que arregaçar as mangas para colocar em prática essa proposta e sentir ao longo da implementação as lacunas que a gente tem, tanto de investimento, recursos humanos, quanto de alimentação - destaca a secretária.

As cinco escolas que participam da nova proposta já têm a experiência de tempo integral, e o espaço físico também foi critério para escolher.

Confira as escolas que integram o projeto:

EMEF Mário Quintana (176 estudantes)

EMEF Neusa Goulart Brizola (386 estudantes)

EMEF Porto Novo (578 estudantes)

EMEF Profª Ana Íris do Amaral (210 estudantes)

EMEF Prof° Gilberto Jorge (208 estudantes).

Entre os objetivos principais que a escola de tempo integral busca, estão: melhorar o desempenho cognitivo e socioemocional dos estudantes; reduzir os conflitos nos territórios; fomentar o protagonismo juvenil e o envolvimento, a participação e o sentimento de pertencimento de todos os alunos, profissionais da educação, familiares e demais setores sociais em relação à escola e o território potencialmente educativo.

Além da nova matriz curricular e integralização de todos os conteúdos, o objetivo é fomentar a participação familiar no ambiente escolar e ampliar as oportunidades que o currículo já traz.  

- A ideia da participação da família é justamente acompanhar a aprendizagem do seu filho. Se o filho está mais protagonista, se ele está desenvolvendo melhor a sua autonomia, se ele consegue desenvolver as habilidades que têm mais dificuldade, por isso a participação da família é muito importante - reforça Audino.

Segundo a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, Carolina de Campos Derós, o resgate ao ensino integral irá potencializar as oportunidades dos alunos.

- Ter novamente essa oportunidade de poder construir esse programa está sendo muito especial. Nós vemos uma ampliação no potencial das nossas comunidades e nas oportunidades que esses jovens têm direito - afirma a diretora de uma das escolas participantes do projeto.

Toda a organização da matriz curricular busca preparar o aluno para a vida e para o novo Ensino Médio reestruturado, contemplando o aprofundamento em seis eixos temáticos (Tecnologias e Sustentabilidade; Tempos, espaço e cidadania; Corpo, arte, cultura e movimento; Convivência e fortalecimento de vínculos; Linguagens, identidades e autonomia, e Iniciação Científica).  A carga horária de língua portuguesa e matemática será ampliada para cinco períodos semanais para cada disciplina. A implementação da nova proposta será um experimento, e dependendo dos resultados, o formato poderá ser adaptado. 


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