250 anos
Com muita música, bom humor e samba no pé, Baile da Cidade movimenta o aniversário de Porto Alegre
Apresentação gratuita da cantora Maria Rita foi uma das atrações mais aguardadas da noite
Do arco ao espelho d'água, um corredor gigante com milhares de pessoas recobriu o Parque da Redenção, em Porto Alegre, neste sábado (26), para prestigiar as comemorações dos 250 anos da Capital. Nem mesmo a queda abrupta da temperatura que se acentuou entre o fim da tarde e a noite foi capaz de conter o entusiasmo do público que foi ao Baile da Cidade.
O palco montado pela prefeitura em frente ao chafariz, e sobre o espelho d’água, recebeu diversas atrações durante o sábado. A festa teve início com as apresentações de escolas de samba da Capital, que contagiaram o público com muito samba no pé.
A banda municipal se apresentou com a participação da intérprete Isabela Fogaça. Logo após, foi a vez da plateia cair na gargalhada com o humorista André Damasceno. A cantora Maria Rita foi a grande estrela da noite, com a apresentação mais aguardada pelo público.
LEIA MAIS
Porto Alegre ganha bolo gigante de 33 metros; 3 mil fatias foram distribuídas para a população
Emoção e alegria em uma noite de sonhos para 250 debutantes da periferia de Porto Alegre
Longe dos cartões-postais, moradores de periferias mostram seus locais favoritos em Porto Alegre
A jornalista Cláudia Lemes Müller e a arquiteta Vanessa Marinheiro chegaram juntas à festa por volta de 19h30min. Assim como a maioria dos espectadores, ambas aguardavam ansiosas pelo show de Maria Rita. Diferente de Cláudia, entretanto, Vanessa nunca havia prestigiado uma apresentação da cantora.
— Eu já acompanho a carreira dela desde que ela retornou ao Brasil, seja pelos DVDs, pelas lives, mas ao vivo assim nunca vi ela. A expectativa é muito grande — comenta a arquiteta.
Já a professora Carolina Prado, 26 anos, juntou-se à multidão para cantar os sucessos de Maria Rita a convite do namorado, o estudante de contabilidade Gabriel Moura, de 27 anos. O casal conta que também teve a oportunidade de acompanhar outro show da musa há alguns anos no Anfiteatro Pôr do Sol.
O show da filha de Elis Regina Levou a plateia ao delírio. Ovacionada pelo público, a cantora recebeu das mãos do prefeito Sebastião Melo o título de Cidadã de Porto Alegre. Em seguida, agradeceu a homenagem e deu início a uma sequência de clássicos da MPB como Tiro ao Álvaro e O Bêbado e A Equilibrista.
A segurança no parque foi reforçada. Os agentes da Guarda Municipal atuaram divididos em viaturas, motociclistas e a pé, posicionados em pontos estratégicos, antes e após o evento. A Brigada Militar ficou responsável pelo policiamento ostensivo. As câmeras instaladas no parque e imediações também auxiliaram na segurança.
Para receber o evento, o parque passou por melhorias. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) fizeram capina, roçada, varrição, limpeza do chafariz (fonte luminosa), do espelho d´água e limpeza do Monumento ao Expedicionário. O serviço também incluiu a limpeza dos banheiros, remoção de uma subestação de energia elétrica desativada e o manejo arbóreo.
Bancos foram substituídos e as bases de concreto de seis monumentos e de uma subestação de energia pintadas. A floreiras do espelho d’água receberam três mil mudas de flores da espécie vinca nas cores branca, rosa claro e rosa escuro.
Festa segue no domingo
A celebração dos 250 anos da Capital segue neste domingo (27). As atividades iniciam às 8h com a largada da 18ª Corrida de Aniversário, partindo do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.
Às 11h, ocorre um evento na Ilha da Pintada, em que será inaugurado o monumento ao Peixe Pintado, além de apresentações culturais açorianas. Haverá um almoço no local, com a tradicional tainha na taquara. O embarque ocorre às 10h, no Gasômetro, no Barco Porto Alegre 10. Às 17h, ocorrem shows na Orla do Guaíba com Vera Loca, Rock de Galpão e Hique Gomes.