Notícias



Enchente

Rio Taquari ultrapassa nível de inundação, e famílias começam a deixar suas casas em Lajeado

Moradores estão buscando abrigo em um dos pavilhões do Parque do Imigrante e na casa de amigos e parentes

03/05/2022 - 21h58min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail

O alto volume de chuva e a cheia dos rios nas regiões Norte e da Serra já estão afetando os moradores do Vale do Taquari. Em Lajeado, pelo menos 26 famílias já buscaram abrigo no pavilhão três do Parque do Imigrante e, segundo a Defesa Civil municipal, esse número deve aumentar durante a noite desta terça-feira (3).

Até o momento, a Defesa Civil do município não tem um balanço atualizado do número de  pessoas que deixaram suas casas para ir para casas de parentes e amigos, mas já recebeu mais de 40 pedidos de ajuda para o transporte de móveis. No entanto, a Defesa Civil Estadual tem como última atualização 138 pessoas fora das residências.

Os bairros mais afetados são Conservas, Hidráulica e Centro - que ficam próximos ao leito do rio e do Arroio Saraquá, que recebe água do Taquari.

Leia mais
Chuvarada pode provocar deslizamentos e transbordamento de rios no RS, alerta Defesa Civil Nacional
Chuva volta a atingir o RS a partir de sábado, com chances de ser volumosa em partes do Estado

As famílias começaram a deixar suas residências a partir do momento que o Rio Taquari ultrapassou a cota de inundação, de 19 metros. Na tarde desta terça-feira, o nível do rio era de 19m64cm.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, a tendência é que este número siga em elevação. 

— Pelo que estamos observando, o rio vai seguir subindo, em função da chuva que ainda é esperada. Estamos projetando que possa alcançar a cota de 25 metros — avalia. 

O medo de perder tudo é o que tem motivado as famílias a saírem de casa antes da invasão da água. 

— Já estamos calejados, todo ano é assim. Decidimos sair antes, trazer nossas coisas para cá, do que perder tudo quando a água chega — afirmou a auxiliar de serviços gerais, Roseni Linhares da Silva, 50 anos, que veio com os filhos para o pavilhão. 

No mesmo local está a família de Adriana Pires, 47 anos. Moradora do Centro, ela observou a chegada da água e decidiu sair de casa. 

— Quando eu vi que estava perto, não ficamos esperando. Temos que agradecer que temos como nos abrigar e ainda ter auxílio para trazer nossas coisas. Todo ano passamos por algo assim — afirmou. 

Movimento intenso dos caminhões 

Nas ruas dos bairros Centro e Conservas, caminhões de mudanças circulavam em grande quantidade. Muitos moradores organizavam a saída das residências para a casa de amigos e parentes. É o caso da operadora de telemarketing, Débora Silveira Rodrigues, 32 anos. 

Leia mais
Morador passa noite no banheiro após árvore cair sobre casa na zona norte de Porto Alegre

Morando na região há cerca de dois meses, ela e o marido decidiram sair do local com os filhos após o alerta dos vizinhos.

— Vivíamos em uma parte mais alta do bairro, onde não tinha alagamento, mas aqui acontece. O pessoal me disse que se chegar em 23 metros, vai chegar na minha casa. Então, estou saindo antes — revelou.

A família conseguiu uma casa para ficar, em outra região de Lajeado, até o período da cheia do Rio Taquari acabar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias