Notícias



CPF como RG

Nova carteira de identidade: tire dúvidas sobre o documento que começa a ser emitido no RS

Modelo atual segue válido até 28 de fevereiro de 2032

26/07/2022 - 22h20min

Atualizada em: 27/07/2022 - 10h05min


www.gov.br / Reprodução

A partir desta terça-feira, os primeiros modelos da nova carteira de identidade serão emitidos no Rio Grande do Sul. Em seguida, Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná passarão a emitir o novo modelo — ainda não há previsão para os demais Estados. 

O novo documento de identificação brasileiro traz o número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral (RG), único e válido para todo o país. Até então, cada pessoa poderia ter RGs diferentes em outros Estados.

LEIA MAIS
Primeiro dia de emissão da nova carteira de identidade tem horas de espera para atendimento em Porto Alegre
Expectativa de vida dos gaúchos chega a 77,45 anos
Buracos, tampas de bueiro e deformação do asfalto: problemas nas vias de Porto Alegre dão prejuízo, dizem motoristas 

Em entrevista ao programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, a diretora substituta do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Flávia Viana Ferreira, explicou que a implementação nos Postos de Identificação do IGP no interior do Estado, também apenas para primeira via, está prevista para começar em 4 de agosto. 

Segundo Flávia, a perspectiva é de que em meados de setembro será possível emitir segundas vias com o novo modelo.

Confira perguntas e respostas sobre o documento

www.gov.br / Reprodução
Novo modelo do documento de identidade nacional

Até quando a carteira de identidade atual é válida?
///
O modelo atual da carteira de identidade é válido até 28 de fevereiro de 2032. 

Quem pode fazer uma nova carteira de identidade?
///
Inicialmente, o novo modelo estará disponível apenas para quem quiser encaminhar a primeira via e apresentar o número do CPF. Caso haja alguma restrição apontada pela Receita Federal, o usuário poderá optar entre fazer a identidade no modelo antigo ou regularizar a situação e providenciar o documento em outra oportunidade. 

Onde este serviço está disponível?
///
O Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) na Avenida Azenha, 255, em Porto Alegre, é o primeiro ponto a implementar o novo documento de identidade. O público é atendido por ordem de chegada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

Qual o prazo de validade da nova carteira de identidade?
///
O prazo de validade do documento irá depender da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos e 10 anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisam trocar o documento.

Quais as mudanças do novo modelo?
///
Além do novo visual, assim que emitido de forma física o documento também estará disponível no formato virtual pelo site e aplicativo gov.br. Sua autenticidade poderá ser verificada de forma eletrônica, por meio de um QR Code. No verso, será possível conferir informações sobre saúde do cidadão, como a identificação de deficiências e a manifestação sobre ser doador de órgãos.

A nova identidade substitui algum documento?
///
Além de substituir o número de RG, o novo documento também servirá para identificação em viagens a países do Mercosul. No entanto, o documento não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem o passaporte.

Confira outras notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias