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Brique do DG

Saiba a importância de se diferenciar para vender mais 

Barbeiro de Guaíba conquistou mais clientes produzindo retratos com tocos de cabelo e fazendo desenhos na cabeça dos clientes

15/09/2022 - 08h30min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Lucas desenhou o técnico Renato Gaúcho durante a visita da reportagem do DG

Conforme o Sebrae, no primeiro semestre de 2022, mais de 100 mil novos pequenos negócios foram regularizados na área da beleza. É o maior número desde 2019 e mostra a recuperação do setor depois da pandemia. Porém, após a formalização, é preciso sobreviver em um mercado bastante competitivo. E é nessa hora que os diferenciais e as estratégias de marketing são determinantes. 

Desenhos viraram carta na manga

mazzini, 32 anos, diz que é conhecido em Guaíba pelos desenhos que faz na cabeça dos clientes e pelos retratos que produz, por hobby, com tocos de cabelo, no chão. Os retratos, feitos quando ele tem brechas na agenda, se destacam bastante na internet.

– Eu começo a fazer um desenho e o meu colega fica gravando e postando no Instagram. Fazendo enquete para ver se as pessoas vão adivinhar quem eu estou retratando. E a galera curte – explica. 

O que, em um primeiro momento, parecia apenas um passatempo, se revelou uma poderosa estratégia de marketing, que trouxe mais público para a barbearia, que fica no centro da cidade. 

– As pessoas me procuram dizendo assim: “Se tu faz desenhos assim, deve cortar cabelo para caramba também”. E os guris (que trabalham com ele) acham muito positivo. É algo que chamou mais clientes para eles também – comenta.

 O trabalho, porém, nem sempre foi pensado como estratégia de atração de público:

– Eu percebi que poderia usar a minha arte para chamar atenção de mais pessoas. Então, divulgo os cabelos cortados normais e os desenhos. 

Inspiração 

Morador do bairro Santa Rita, Lucas diz que sempre gostou de desenhar, mas não praticava desde guri. No entanto, era por causa desse gosto que, depois de adulto e já atuando como barbeiro, surgiu a possibilidade de dar uma guinada na carreira. 

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Diferencial trouxe mais clientes à barbearia em que Lucas trabalha

– Comecei essas artes com cabelos há uns três anos, inspirado em um barbeiro mexicano que reside nos Estados Unidos e em um de São Paulo, com quem eu conversei porque não sabia por onde começar. Ele me deu algumas dicas, e eu comecei sem nenhum curso – conta. 

O primeiro cliente de Lucas foi o irmão, em quem ele revela ter treinado por quase 10 meses antes de se sentir preparado para mostrar o trabalho.  

– No começo, não levei muita fé se ficaria bom, mas tinha que tentar. E ficou muito legal. Meus amigos diziam: “Lucas, não sabia que tu fazia esse tipo de trabalho”. E eu brincava: “Nem eu, só descobri agora” – lembra. 

Conheça seus clientes

Para o professor dos cursos de Barbearia do Senac RS Henrique Badke, buscar um diferencial em meio a um mercado tão aquecido quanto esse é essencial.  

– É uma questão de sobrevivência, porque é preciso conquistar os clientes – frisa. 

E, segundo ele, conhecer o público é importante para saber como fazê-lo se sentir satisfeito. Se, por exemplo, é através de uma técnica muito apurada de corte de cabelos, com um atendimento mais personalizado ou com ambos. Ele frisa ainda que ter referências também é importante, é preciso sempre ser autêntico: 

– Quando a gente começa, em geral, a gente se inspira em alguém. Acaba se identificando com um profissional, com o jeito de trabalhar de outro e, com isso, acaba montando o nosso próprio estilo dentro das nossas possibilidades. 

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Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Iara Silva da Silva tem uma opinião parecida. Ela salienta que uma pequena empresa ou um profissional deve pensar em ajustar o que tem para oferecer ao grupo de pessoas que formam o público que se pretende atingir. Esse ajuste, ela explica, é muitas vezes aproveitar algo que não era tão valorizado até então. No caso de Lucas, por exemplo, a habilidade com os desenhos. 

– Buscar exemplos e inspirações é fundamental – complementa. 

De acordo com a professora, trabalhos como o realizado por Lucas permitem aos clientes se expressarem. 

– Tudo que a gente consome é também uma forma de dizer quem somos, de nos identificarmos com quem pensa como nós – explica Iara. 

Como pensar em estratégias

/// Defina quem é o seu público, as pessoas que formam esse grupo, e busque conhecê-las. A partir disso, pense quais diferenciais pode oferecer a elas no seu negócio, como pode cativá-las. 

/// Veja quais são seus pontos fortes, características positivas que poderiam destacar-se entre seu público e reforce-as no seu negócio.  

/// Entenda quais são seus gostos e hobbies. Muitas vezes, eles podem ser aproveitados de alguma forma em seu negócio e chamar atenção dos clientes. 

/// Pesquise como funciona e o que fazem os negócios e profissionais que considera serem modelos em sua área de atuação. 

/// Ouça e observe seus clientes e, sabendo do que eles gostam e o que eles esperam, personalize o produto ou a experiência no serviço que está prestando. Clientes gostam de sentir que são exclusivos. 

/// Teste suas ideias com pessoas de sua confiança ou com uma pequena parcela do seu público antes de colocá-las em prática. 

/// Monitore as estratégias que criou e veja se elas estão surtindo algum efeito. Se não estiverem, busque saber junto aos clientes o porquê. E adapte-as.

Produção: Guilherme Jacques



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