Notícias



Tradição gaúcha

Sob ansiedade e com parque lotado, acendimento da Chama Crioula abre oficialmente o Acampamento Farroupilha

Retomada presencial e grande presença de público marcam o início do evento deste ano

07/09/2022 - 21h26min


André Malinoski
Enviar E-mail

O Acampamento Farroupilha 2022 foi aberto de forma oficial com o acendimento da Chama Crioula no começo da noite desta quarta-feira (7). O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) ficou pequeno para receber tantos visitantes e tradicionalistas gaúchos, ansiosos pela retomada do evento de forma presencial. O ato ocorreu no palco principal e contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, que portava chapéu e um lenço vermelho em torno do pescoço, e de dezenas de autoridades.

— É a festa da retomada e repetirá o que houve na Expointer, que teve recorde de participantes. Aqui não será diferente. Será também a festa dos 250 anos de aniversário da cidade. Povo que não tem passado é povo que não tem futuro — disse o chefe do Executivo municipal.

O momento do acendimento, realizado por Melo e por Vera Aguiar, patrona dos Festejos Farroupilhas da Capital, foi de intensa emoção e reuniu muita gente no entorno do palco. Todos queriam ser testemunhas da cerimônia, sempre tão emblemática para os tradicionalistas gaúchos.

Leia mais
Acampamento Farroupilha: conheça a história da garrafa de cachaça enterrada como se fosse tesouro de pirata

A presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso Duarte, declamou versos no palco e foi ovacionada pelo público. Antes, compartilhou o que sentia nessa abertura dos festejos:

— Essa é a maior festa do garrão do Brasil e da identidade do gaúcho. O acendimento da chama é o marco inicial e os 75 anos do feito de Paixão Côrtes, que recolheu as centelhas da Pira da Pátria.

A centelha da Pira da Pátria havia sido recolhida mais cedo do Paço Municipal, no centro de Porto Alegre, e conduzida até o palco principal do Acampamento Farroupilha. O símbolo chegou às 17h50min. O trajeto de condução do símbolo ficou sob responsabilidade de 60 cavalarianos e cavalarianas da Lomba do Pinheiro, do Morro da Cruz e de Belém Novo, além de convidados do Piquete dos 250 Anos e de integrantes da Liga da Defesa Nacional.

O secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, elogiou o evento:

— A festa está muito bonita e a estrutura montada é muito boa. O acendimento da Chama Crioula é o ponto alto.

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, o vice-prefeito Ricardo Gomes, entre outros secretários e autoridades, prestigiaram o ato simbólico. A Chama Crioula permanecerá no Harmonia até 20 de setembro.

O Acampamento Farroupilha tem entrada gratuita de pedestres (os estacionamentos são pagos). A realização é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a GAM3 Parks, concessionária responsável pela gestão do Parque Harmonia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias