Zona Sul
Curso gratuito de design de sobrancelhas abre inscrições
Atividade é voltada a moradores do Belém Velho e região; no dia 21, foi finalizada a capacitação em manicure e pedicure oferecida na mesma localidade
Sobre as mesas, esmaltes, algodões e outros utensílios de unhas estavam espalhados enquanto, no ar, o cheiro de acetona podia ser sentido. Assim foi a última aula, na sexta-feira passada (21), do curso de manicure e pedicure oferecido pela CEEE Grupo Equatorial, por meio do projeto E+Profissional.
A atividade ocorreu na Associação de Moradores da Vila Nossa Senhora da Esperança (Amovesp), no bairro Belém Velho, em Porto Alegre, ao longo da semana.
No mesmo espaço, ocorrerá o curso de design de sobrancelhas entre os dias 7 e 11 de novembro, das 13h às 17h. As inscrições estão abertas até o dia 4 e devem ser feitas no local (Rua E, 85) ou pelo WhatsApp (51) 99558-9290, com Jefferson Reis, supervisor operacional do projeto.
Engenheiro de Energia e gestor da iniciativa na CEEE Grupo Equatorial, Jonatan Silva explica que a escolha das atividades é feita a partir de um diagnóstico com os moradores:
— A gente faz uma pesquisa, como se fosse um Censo, e pergunta em quais cursos eles teriam interesse. Em cima dessa pesquisa, a gente já procura viabilizar esses cursos para a comunidade.
Para se inscrever, é necessário ser cliente do grupo e estar em dia com as contas. O projeto é voltado a pessoas de baixa renda, a partir de 16 anos, moradoras da localidade onde a atividade será feita. Como esclarece Jefferson, há possibilidade de inscrições de bairros próximos serem aceitas também, conforme for a procura.
LEIA MAIS
Orquestra Jovem do RS abre inscrições para nova turma
Saiba o que é o BPC e quem pode fazer a solicitação
Com estudos variados, projetos da Mostratec provam que a Ciência está em tudo
Elas estão formadas
Na sexta-feira, foi também a entrega do certificado para as 13 participantes que concluíram o curso de manicure e pedicure.
— É uma conquista. Eu, pelo menos, que a minha área é cozinha, totalmente diferente, aprendi muita coisa. Para mim, vai ser ótimo — comentou a cozinheira Lilian Lorane dos Santos Centeno, 53 anos, do Belém Velho.
Ela viu na capacitação a possibilidade de conseguir uma renda enquanto está desempregada.
Para a doméstica Ana Beatriz Gonçalves Sacramento, 39 anos, a atividade abre as portas para que possa mudar de ramo, saindo das faxinas, entrando na estética e conseguindo aliar seus horários de trabalho com o cuidado da casa e da família.
Também moradora do bairro, Gabriele Neves da Silva, 23 anos, destacou a amizade feita com Lilian e Ana Beatriz:
— Muita gente que está aqui, tipo nós três, a gente mora no mesmo lugar, mas não se falava, não se conhecia. A gente acabou se conhecendo aqui.
Para fazer o curso, a doméstica aposentada Nair da Silva, 63 anos, se deslocava do bairro Cascata ao Belém Velho. A motivação: não ficar parada e conseguir uma ajuda financeira.
— Pretendo comprar pouco a pouco os materiais e fazer na minha casa — planeja.
Como descreve a professora do curso, a manicure, pedicure e designer de unhas Ana Pamela Nuñez Rodriguez, as aulas tiveram parte teórica, principalmente sobre biossegurança, demonstrações, dicas de materiais e práticas das alunas.
Em frente
A primeira edição do projeto ocorreu no bairro Rubem Berta, com curso de barbeiro. O estudante Gustavo da Silva Palma, 16 anos, já estava com vontade de aprender a trabalhar na área e, quando surgiu a oportunidade, em agosto, aproveitou. Hoje, o jovem está trabalhando em uma barbearia no Sarandi uma vez por semana.
O garoto foi incentivado pela mãe, a dona de casa Maria Helena da Silva Palma, 59 anos. E ela se derrete em elogios ao filho.
Produção: Isadora Garcia