Retomada
Uso de máscara em serviços de saúde volta a ser obrigatório em Porto Alegre
Instituições de longa permanência de idosos também estão inclusas na determinação
O aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas motivou a prefeitura de Porto Alegre a retomar a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes hospitalares públicos e privados. A determinação foi publicada no Diário Oficial da Capital e é válida a partir desta terça-feira (20).
Assim, volta a ser obrigatório o uso do item de proteção em áreas assistenciais de hospitais, prontos-atendimentos, unidades de saúde da Atenção Primária em Saúde e instituições de longa permanência de idosos. De acordo com a prefeitura, a decisão está baseada em parecer da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e busca preservar os profissionais que atuam nas pontas dos serviços de saúde.
Ainda segundo o Executivo, a decisão foi tomada em consenso com representantes de hospitais da Capital.
Leia mais
Pouco mais de 2,5 mil crianças entre seis meses e dois anos foram vacinadas contra a covid no RS
Sintomas da BQ.1, nova subvariante da Ômicron, são diferentes? Entenda
Quanto à retomada da obrigatoriedade do uso da máscara em outros ambientes, como transporte público, a secretaria afirma que não há previsão no momento. A pasta ressalta que as equipes analisam diariamente não só o número de casos, mas se eles estão tendo impacto nos serviços de saúde para que ocorra alterações nas regras relacionadas à covid-19.
Desde o dia 4 de novembro, o uso de máscara em ambientes hospitalares era facultativo em Porto Alegre. Estatísticas do Ministério da Saúde, analisadas por GZH, apontam para um aumento de 260% de hospitalizações de pessoas com covid-19 no Rio Grande do Sul em razão do crescimento de contaminados por uma subvariante “neta” da Ômicron.