Notícias



1.060 vistoriadas

Em um mês, ação da prefeitura identifica mais de 300 irregularidades em calçadas no centro de Porto Alegre 

Trabalho educativo busca chamar a atenção para cuidados com as estruturas por onde circulam pedestres

13/01/2023 - 12h36min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Vinny Vanoni / PMPA
Maioria das irregularidades em calçadas do Centro está relacionada a desníveis, buracos e pedras soltas

Ao longo de quase um mês, uma ação educativa da prefeitura de Porto Alegre já vistoriou 1.060 calçadas no Centro Histórico. O trabalho, iniciado em 14 de dezembro, identificou 307 irregularidades — nesses casos, foram emitidos formulários aos proprietários.

A manutenção das calçadas, por onde circulam os pedestres, é de responsabilidade dos proprietários dos terrenos. A maior parte das irregularidades identificadas até agora está relacionada a desníveis, buracos e pedras soltas.

A ação é feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e pela Escola de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por meio da equipe de educação, e integra o plano de segurança viária.

Segundo o titular da Smmu, Adão de Castro Junior, o objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com calçadas, para que sejam evitados acidentes com pedestres. Assim, não estão sendo aplicadas multas nesse primeiro momento.

— O que a gente quer é desenvolver nas pessoas essa cultura do pertencimento, que elas se sintam responsáveis pela cidade. A gente não quer apenas notificar, mas queremos que, por conta própria, elas façam o conserto. O foco é a educação — explica. 

Conforme o secretário, desde que o trabalho começou, já foram registrados casos de proprietários que fizeram os consertos. 

— Já recebi informações de algumas ruas. Na sequência, voltaremos aos locais, para verificar se houve ou não conserto. Esse é o objetivo. Caso na terceira vez a gente identifique que não houve conserto, aí vai para fiscalização, que irá notificar, gerando responsabilização no futuro.

Por enquanto, o trabalho está sendo feito apenas no Centro Histórico. Depois, a ação deve ir a outros bairros — o próximo deve ser o Quarto Distrito, ainda sem data definida. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias