Notícias



Seu Problema É Nosso

Moradora segue esperando asfalto em Alvorada

Prefeitura da cidade havia sugerido custear os materiais e a comunidade, a mão de obra; alternativa não foi bem recebida

31/01/2023 - 16h41min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Idosa sofre com um problema na perna, o que aumenta a dificuldade de se locomover na rua sem asfalto

Desde que apareceu no DG em junho de 2022, a auxiliar de serviços gerais aposentada Celina Figueiredo, 66 anos, segue esperando pelo asfaltamento da Rua Montevidéu, no bairro Aparecida, em Alvorada. Naquela ocasião, a prefeitura da cidade afirmou que não tinha previsão para realizar a obra e sugeriu a pavimentação comunitária. Nessa modalidade, o município custeia os materiais, e os moradores, a mão de obra.  

A sugestão, porém, não foi bem recebida pela comunidade: 

– Quando se falou sobre isso, todo mundo disse que não tinha como. Aqui, é uma região de pessoas humildes. Não temos condições de pagar. 

Cuidado com a via é insuficiente

– A Montevidéu tem, mais ou menos, 150 metros. E eu pago IPTU há mais de 20 anos. O que eles fazem com o dinheiro? – reivindica Celina. 

A aposentada usa esses argumentos para cobrar que o município se responsabilize pelo asfaltamento. Segundo ela, o trabalho realizado pela prefeitura é insuficiente e, em dias de chuva, os moradores passam por transtornos: 

– É uma lomba, então, escorre tudo para dentro dos pátios. Depois, quando seca, fica cheio de buracos. 

LEIA MAIS
Jardim Itu e Jardim Sabará: moradores criam lista com 42 melhorias para os bairros
Músico de Viamão sonha em ter instrumento próprio
Com ajuda de campanha solidária, bebê com doença no crânio passa por cirurgia

Motoristas de aplicativo a descer o trecho sem pavimentação

Celina explica que, além de ser idosa, sofre com um problema em uma das pernas. O caso tem se agravado e, a cada dia, fica mais difícil para ela, que mora na parte de baixo da via, poder ir até a esquina. É lá que param os veículos de aplicativos de transporte. 

– Os motoristas não querem descer até aqui, com medo de estragarem os carros. Esses dias, precisei ir ao médico. Não conseguia subir, e tivemos que convencê-lo a descer. 

Prefeitura mantém posicionamento

Procurada pelo DG, a Secretaria de Obras e Infraestrutura de Alvorada reiterou em nota que não tem previsão para asfaltar a Rua Montevidéu. E reforçou que a pavimentação comunitária seria “a forma mais rápida de atender a demanda”. 

De acordo com o texto, “a cidade hoje está com mais de 250 quilômetros de ruas na mesma situação, aguardando recursos para pavimentação”.

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias