Papo Reto
Manoel Soares e as frases que é melhor nem falar
Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados
Quanto mais mergulho na condição de autismo dos meus filhos, mais me surpreendo. A primeira coisa que entendi é que existe um abismo de ignorância das pessoas quando falamos de diversidade neurológica. Apesar de alguns acharem que quem conseguiu estudar e ganhar uma grana teoricamente seria mais coerente na hora de tratar essas pessoas, em muitos casos se engana.
Meus filhos, por serem autistas, nunca receberam um tratamento desagradável nas quebradas, mas quando colocamos eles em uma escola particular, depois de dois meses começaram a surgir situações que nos levaram a tirá-los do local.
Leia mais colunas de Manoel Soares
Momento de Glória
É seu problema
Os muitos "eus" com os quais convivemos
Pais de crianças neurodiversas precisam lidar com pessoas inconvenientes, que não sabem manter a língua dentro da boca quando se encontram com uma família atípica. Vamos fazer o seguinte: nos ajude a divulgar frases que nunca podem ser ditas a uma família que tem pessoas com algum tipo de deficiência. Vamos lá:
- Nossa, ele parece tão normal.
- Importante é que ele tem saúde, né?
- Se Deus mandou, é porque vocês têm algo para aprender.
- Me dá uma pena olhar para ele...
- Você deve ter vontade de sair correndo às vezes, né?
Essas frases só machucam o coração de pais e familiares de pessoas com deficiência. Apesar das boas intenções, não ajudam em nada. É preferível que dê um sorriso e um abraço, mas não fale nada. Deficiente é quem não sabe aceitar as pessoas como elas são.